Faleceu ontem, 5 de agosto, o botânico colombiano Enrique Forero González, ex-presidente da Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Física y Naturales (ACCEFYN). Enrico ficou à frente da instituição durante 10 anos, de 2013 a 2022, período em que atuou muito próximo à ABC no contexto da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas).

O cientista foi uma liderança fundamental na construção de pontes entre as comunidades científicas da América Latina. “É com muita tristeza que hoje nos despedimos de um grande líder, um ser brilhante que, graças à sua dedicação, dedicação e profissionalismo, deixou uma marca indelével em todos nós. Descanse em paz, Professor Forero”, manifestou-se a Academia Colombiana.

Em pesar, a Academia Brasileira de Ciências, pela pessoa de sua presidente, Helena Bonciani Nader, encaminhou ofício à presidente da ACCEFYN, Helena Groot. Confira abaixo:

Helena Groot

Presidente

Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Física y Naturales

 

Estimada Helena,

Foi com enorme tristeza que ontem à noite tomei conhecimento do falecimento do Prof. Enrique Forero. Tive o prazer de conhecê-lo a partir da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), onde juntos convivemos e trabalhamos em prol do fortalecimento da ciência e da cooperação científica nas Américas.

Com uma carreira brilhante, Enrique foi uma liderança científica importante na construção de laços de cooperação e amizade entre os países da nossa região. Esta é uma perda não somente para a ciência colombiana, mas para a de toda a América Latina. Afinal, Enrique foi uma liderança preocupada em solidificar e fortalecer os laços entre as comunidades científicas de nossos países, dedicando os últimos anos de sua vida a esta missão.

Transmito aos colegas da Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Física y Naturales meus mais profundos votos de pesar. Peço que estes sejam repassados aos familiares de Enrique, transmitindo a estes a nossa solidariedade neste momento de perda. Ao longo da vida, Enrique plantou sementes em muitos lugares, dentre estes o Brasil, onde deixa muitos amigos. Tenham certeza de que a memória dele será cultuada e as sementes de conhecimento que ele ajudou a plantar seguirão germinando.

Minhas cordiais saudações,

 

Helena Bonciani Nader

Presidente  

Academia Brasileira de Ciências”