O prazo para indicação de novos membros titulares e correspondentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi prorrogado até 29 de agosto. As indicações só podem ser feitas pelos atuais membros titulares e cada um tem direito à dois candidatos em quaisquer áreas da ciência.

 

Confira como fica o cronograma atualizado:

Eleição de Novos Membros Titulares e Correspondentes

1ª Reunião da Comissão de Seleção (10h) – 2/jun/23

Indicação de candidatos – 5/jul a 29/ago/23

Avaliação de candidatos – 30/ago a 29/set/23

2ª Reunião da Comissão de Seleção (10h) – 20/out/23

Votação – 27/out a 4/dez/23

Assembléia Geral (1ª convocação – 10h) – 4/dez/23

Assembléia Geral (2ª convocação – 10h) – 20/dez/23

 

Como é eleito um membro da ABC?

Membro Titular

A comissão de seleção nacional inicia o processo, projetando o modelo formulário para a indicação, definindo quais informações são relevantes sobre o(a) candidato(a). Aberto o período de indicações, um ou, no máximo, dois(uas) Membros Titulares subscrevem a indicação de um candidato. Este(a) candidato(a) precisa ser um(a) cientista radicado(a) no Brasil há mais de 10 (dez) anos, brasileiro(a) ou não, com destacada atuação científica e notória liderança nacional na sua área. Cada Membro Titular pode indicar até dois candidatos(as), de qualquer área da ciência, radicado em qualquer região geográfica do Brasil.

Ao fim do período de indicações, todos(as) os(as) candidatos(as) são separados(as) por área de Ciência (as áreas são definidas no Art. 2º do Estatuto), e os seus formulários são enviados para os(as) Membros Titulares da sua área. Os(as) Membros Titulares são convocados(as) a dar notas, avaliando os(as) candidatos(as) da sua área, onde 1 é não recomendável e 5 significa muito recomendável para ingressar na Academia.

Ao fim do período de avaliações, são confeccionadas uma tabela para cada área da ciência contemplada pela ABC, com a quantidade de notas (entre 1 e 5) cada candidato(a) daquela área da ciência recebeu.

A comissão de seleção é convocada para aprovar o número de vagas que serão abertas para Membros Titulares a preencher naquele ano, examinar o currículo dos(as) candidatos(as) e a tabela de avaliação de cada área e preparar a cédula de votação.

O número de candidatos que será apresentado na cédula de votação para cada área é igual ao dobro do número de vagas abertas para aquele ano. Se não houver candidatos(as) com qualidade suficiente, as vagas são suprimidas até que esta proporção seja observada. Em caso extremo, a comissão de seleção pode não abrir nenhuma vaga para uma área, naquele ano.

Os(as) eleitos(as) serão os(as) candidatos(as) mais votados(as) pelos(as) Membros Titulares de todas as áreas da ABC. O(a) Membro Titular pode votar em todas as áreas da ciência.

Membro Correspondente

A comissão de seleção nacional inicia o processo, projetando o modelo formulário para a indicação, definindo quais informações são relevantes sobre o(a) candidato(a). Aberto o período de indicações, um mínimo de dez Membros Titulares, entre estes(as), um mínimo cinco Membros Titulares da mesma área do(a) candidato(a), devem subscrever a indicação do(a) candidato(a). Este(a) candidato(a) precisa ser um(a) cientista radicado(a) fora do Brasil há mais de 10 (dez) anos, estrangeiro(a) ou não, com destacada atuação científica e forte colaboração com a ciência brasileira. Quando estrangeiro(a), é desejável que o(a) candidato(a) seja membro da sua Academia nacional.

A comissão de seleção é convocada para examinar o currículo dos(as) candidatos(as) e preparar a cédula de votação. Não há limites de vagas para candidatos(as) a Membros Correspondentes.

Os(as) eleitos(as) serão os(as) candidatos(as) aprovados pelos(as) Membros Titulares na cédula de votação.