ATENÇÃO: O prazo para submissão de projetos foi prorrogado até 30 de agosto*

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Fapesp anunciam o lançamento de uma nova chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL).

O objetivo é permitir que estudantes de graduação estagiem em instituição de pesquisa, sendo recebidos por pesquisadores membros titulares da ABC. O estudante deverá ter contato com um projeto científico em andamento e deverá ajudar em sua execução.

Os recursos da chamada serão destinados a dois grupos:

– Grupo 1: 25 bolsas na modalidade EVC (Estímulo a Vocações Científicas), de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do estado de São Paulo visitando instituições de ensino e pesquisa em outros estados do Brasil.

– Grupo 2: 25 bolsas na modalidade EVC, de até R$ 20 mil cada uma, para alunos de outros estados visitando instituições de ensino e pesquisa no estado de São Paulo.

Caso a quota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo.

Cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para manutenção do aluno e para realização do projeto, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros.

Todos os membros titulares da ABC interessados em receber bolsistas EVC do programa PAPL deverão estar cadastrados no SAGe (Sistema de Apoio a Gestão da Fapesp).

O período da visita para a realização das atividades deverá ocorrer entre 4 de janeiro de 2024 a 29 de março de 2024. A duração da visita deverá ser de 35 a 50 dias.

Após definição de qual laboratório o candidato gostaria de visitar, o aluno deverá demonstrar interesse através do preenchimento de formulário que estará disponível entre os dias 21 de julho e 30 de agosto de 2023.

A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/vocacoes