Confira nota publicada pelo MAST:

Compreender, catalogar e preservar o acervo de figuras importantes para a ciência do Brasil não é apenas uma forma de manter a memória, mas de incentivar futuros trabalhos na área. É com essa percepção que o MAST assinou hoje, dia 16 de agosto, o termo de doação para receber o acervo pessoal do matemático Maurício Peixoto.

Na mesa de abertura, a pesquisadora do MAST Heloisa Bertol Domingues lembrou da honra e do dever que é abrigar um acervo dessa importância. “É um dever porque é a nossa missão. E o professor Maurício Peixoto é um dos maiores cientistas da matemática que a gente teve, então é uma honra muito grande. E é um dever porque ele foi um incentivador do nosso trabalho. Em parte, o MAST existe porque ele foi um dos que lutou para uma instituição como essa nascer”, ressaltou.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, também esteve presente no evento e lembrou que o professor Maurício também foi presidente da entidade por dez anos. Além disso, ela aproveitou para ressaltar a importância desse acervo estar sob guarda de uma instituição como o MAST.

“Para nós da ABC é uma honra ter uma instituição como o MAST. Precisamos de mais MASTs. Precisamos de mais gente que queira de fato transformar o Brasil. E a única maneira de transformar o Brasil é pela educação”, explicou.

Por fim, a viúva de Maurício Peixoto, Alciléia Peixoto, recordou de características que admirava no matemático, entre elas o entusiasmo com que ele via o conhecimento do jovem e a preocupação que ele tinha com a educação básica e concluiu agradecendo pelo cuidado com o acervo do professor.

“Eu é que tenho que agradecer que exista um lugar como esse. O Maurício guardava todos os cálculos que ele fazia, os rascunhos, tudo guardado. Tem rascunho de carta também, nos cadernos.  Eu achava aquilo muito importante e não sabia o que fazer com aquilo”, concluiu.

A presidente da ABC, Helena Nader (à esquerda), esteve presente na cerimônia de doação do acervo de Maurício Peixoto