Nos dias 21 e 22 de julho foi realizado na cidade de Coimbatore, no estado de Tamil Nadu, na Índia, a Cúpula do S20, que é o grupo de engajamento da área de ciência do G20. Este grupo é formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 (19 maiores economias do mundo mais a União Europeia). A ABC foi representada no evento por seu secretário-executivo de Relações Internacionais, Marcos Cortesão, que levou para a reunião as recomendações de três grupos de trabalho que se debruçaram sobre os temas da reunião.

Representantes dos países do G20 debatem ciência no S20

A reunião teve por finalidade construir uma síntese e gerar recomendações a partir das reuniões temáticas realizadas anteriormente: “Energia Limpa para um Futuro Mais Verde”, em Agartala, capital do estado de Tripurá, no mês de abril; “Saúde Holística Universal”, na Ilha de Bangaram, no Território da União de Lakshadweep, Índia, no mês de maio; e “Conectando Ciência à Sociedade e Cultura”, em Bophal, no estado de Madya Pradesh, no mês de junho. A ABC se fez presente em cada uma destas reuniões, tendo sua participação sido subsidiada pela contribuição de GTs coordenados pelos acadêmicos Álvaro Prata (Energia), Patrícia Bozza (Saúde), Ruben Oliven e Virgilio Almeida (ambos no GT- Ciência à Sociedade e Cultura). A equipe trabalhou em estreita colaboração com a presidente da ABC, Helena Nader, que esteve presente na reunião inaugural do S20 realizada em Puducherry, no estado de Tamil Nadu, no mês de janeiro.

Conforme destaca Marcos Cortesão, a reunião de Coimbatore coroou um processo que durou meses, com uma vívida discussão entre as Academias sobre questões fundamentais para nossas sociedades. “O S20 é um fórum que vem construindo sua tradição, como espaço de debate e, também, de mobilização das comunidades científicas dos países do G20, por meio de suas Academias de Ciências, para auxiliar seus governos e respectivas sociedades no desenvolvimento de políticas públicas sólidas. No ano que vem caberá à ABC a organização do S20, desafio que certamente será abraçado com grande entusiasmo”, disse Cortesão.

Marcos Cortesão representa a ABC em evento na Índia