O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) está com processo de seleção aberto para Diretor(a)-Geral para o período entre 14 de novembro de 2023 e 13 de novembro de 2027.

A coordenação e realização do processo seletivo ficarão sob os cuidados do Comitê de Busca e Seleção, do qual fazem parte os seguintes Acadêmicos: Dr. Antonio Gomes de Souza Filho (UFC), o Dr. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), o Dr. Jerson Lima Silva (UFRJ), o Dr. Jonas de Miranda Gomes (Conselho de Administração do IMPA) e a Dra. Márcia Cristina Bernardes Barbosa (Conselho de Administração do IMPA).

O Comitê de Busca e Seleção será responsável pelo recebimento das inscrições, classificação dos candidatos e elaboração de lista tríplice para posterior apresentação ao Conselho de Administração da instituição, o qual designará o ocupante do cargo de Diretor(a) Geral.

Poderá se candidatar ao cargo de Diretor(a) Geral o(a) profissional que atenda cumulativamente os seguintes requisitos:

  • ser pesquisador(a) academicamente em atividade, com o título de Doutor(a), atuante na área de Matemática ou afins, que detenha destacada produção científica e reconhecida liderança;
  • não ter sido condenado(a) criminalmente, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena; e
  • não ter sido condenado(a) a suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 26/06/2023 a 28/07/2023 por meio do endereço eletrônico comitedeselecao@impa.br, devendo os candidatos encaminhar o seu currículo completo e uma breve descrição do plano de trabalho para sua gestão (no máximo 3 páginas).

Acesse o site do Impa para mais informações.

Fachada do prédio sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Jardim Botânico, RJ (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Inscreva-se no Boletim da ABC e receba toda semana um resumo das atividades da Academia e de seus Acadêmicos, além das principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Acesse: abc.org.br/inscricao-nabc/