O Science 20, grupo composto pelas academias nacionais de ciências dos países membros do G20, se reuniu entre os dias 16 e 17 de junho em Bhopal, na Índia, para debater os principais temas científicos na pauta global.

O grupo se reúne todos os anos como uma preparação para a Cúpula do G20, que ocorrerá em setembro, em Nova Delhi, com o tema “Uma Terra, uma família, um futuro”. A Índia, como presidente rotativa do bloco, está sediando as reuniões em 2023. A conferência em Bhopal, por sua vez, teve como lema “Conectando a Ciência à Sociedade e à Cultura”.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) representou o país nos debates, através de seu membro titular Ruben Oliven. “Os trabalhos apresentados trouxeram reflexões profundas sobre nosso planeta globalizado e os povos que nele habitam. Foram tratadas questões como ciência disruptiva e desenvolvimento sustentável, inteligência artificial voltada para a sociedade e a cultura, digitalização e preservação de patrimônios culturais”, disse o Acadêmico.

O Brasil assumirá a presidência rotativa do G20 em 2024, quando sediará os encontros do bloco. A ABC terá papel central na organização das reuniões do S20 no próximo ano, com a expectativa global de que o país venha a focar em temáticas como meio ambiente, direitos dos povos tradicionais, desenvolvimento sustentável, além dos diversos desafios nacionais cujas soluções passam pela ciência.

O Acadêmico Ruben Oliven representou a ABC na reunião entre as academias nacionais do G20

Inscreva-se no Boletim da ABC e receba toda semana um resumo das atividades da Academia e de seus Acadêmicos, além das principais notícias sobre ciência, meio ambiente e tecnologia no Brasil. Acesse: http://www.abc.org.br/inscricao-nabc/