A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, irá participar de uma audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal na próxima quarta-feira, 28 de junho, às 11 horas.

A audiência foi convocada com o objetivo de debater a percepção pública de ciência no Brasil. Uma pesquisa recente, denominada “Índice de Estado da Ciência”, feita pela empresa norte-americana 3M, revelou que quase nove entre dez brasileiros consideram a ciência indispensável. Além disso, 92% demonstram interesse em saber mais sobre os cientistas, comparado a 81% na média global.

Os números vão na direção contrária a tendência dos últimos dez anos no país, que foram anos de cortes orçamentários e, nos últimos quatro, negação total da ciência. A audiência objetiva discutir a elaboração e aprimoramento de políticas eficazes que proporcionem um ambiente favorável à inovação e robustez ao investimento para a área.


Inscreva-se no Boletim da ABC e receba toda semana um resumo das atividades da Academia e de seus Acadêmicos, além das principais notícias sobre ciência, meio ambiente e tecnologia no Brasil. Acesse: http://www.abc.org.br/inscricao-nabc/