Na manhã desta sexta-feira, 23 de junho, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Manoel Fernandes, na sede da Academia no Rio de Janeiro. Também participaram da reunião o vice-presidente da ABC, Jailson Bittencourt de Andrade, a diretora Maria Domingues Vargas e a membra titular Patricia Torres Bozza.

Durante o encontro, a diretoria da ABC defendeu a transparência na utilização dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), bem como dos demais fundos setoriais.

A Academia também defendeu que qualquer medida voltada à ciência nacional deve estar de acordo com os quatro eixos estruturantes da Nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujas diretrizes foram assinadas pela ministra da CTI, Luciana Santos, durante a Sessão Solene da Reunião Magna da ABC 2023. São eles:

  • Recuperar, expandir, modernizar, consolidar e integrar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
  • Promover e apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor privado nacional.
  • Fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico, e as atividades de pesquisa e inovação em programas críticos para a soberania nacional.
  • Promover a defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e a difusão de tecnologias para melhoria das condições de vida da população e a resolução de problemas sociais.
Da esquerda para a direita: Patricia Bozza, Acadêmica; Maria Vargas, diretora da ABC; Luis Manoel Fernandes, secretário-executivo do MCTI; Helena Nader, presidente da ABC; e Jailson de Andrade, vice-presidente da ABC (Foto: Marcos Torres/GCOM ABC)

Inscreva-se no Boletim da ABC e receba toda semana um resumo das atividades da Academia e de seus Acadêmicos, além das principais notícias sobre ciência, meio ambiente e tecnologia no Brasil. Acesse: http://www.abc.org.br/inscricao-nabc/