O programa L’Oréal – Unesco For Women in Science, renomado pelo reconhecimento à pesquisa de excelência feita por mulheres cientistas, está completando 25 anos em uma cerimônia especial na sede da Unesco, em Paris. Neste 15 de julho, cinco destacadas pesquisadoras foram agraciadas com a premiação, representando cada uma das cinco regiões de atuação do programa.

Uma brasileira esteve entre as premiadas. A química Suzana Pereira Nunes, que fez graduação e pós-graduação pela Unicamp e radicada há 13 anos na King Abdullah University of Science and Technology, na Arábia Saudita, recebeu a premiação para África e Estados Árabes. “Minha trajetória é uma amostra de que a ciência não tem limites de gênero ou fronteiras quando desenvolvemos e trabalhamos juntos”, disse a premiada em seu discurso.

Pela América Latina o prêmio ficou com a física Anamaría Font, da Venezuela. As outras laureadas da noite foram a física australiana Lidia Morawska, pela Ásia e Pacífico; a matemática britânica Frances Kirwan, pela Europa; e a geneticista israelense radicada nos EUA, Aviv Regev, pela América do Norte.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma das apoiadoras do programa For Women in Science e esteve representada na cerimônia por seus membros titulares Márcia Barbosa e Arthur Ávila.

Assista a cerimônia completa, em francês: