Os trabalhos para o encontro do grupo Science20 estão a todo vapor. Conforme relatado em notícia anterior, em 2024 o Brasil assumirá a presidência rotativa do G20 e, consequentemente, a ABC será responsável pelo secretariado do Science20.

Criado em 2017, o S20 é formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 (19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) e atua como o grupo de engajamento para a área de ciência e tecnologia, promovendo um diálogo oficial entre a comunidade científica dos países e os formuladores de políticas.

Este ano, a Índia ocupa a presidência rotativa do S20 e escolheu trabalhar o tema “Disruptive Science for Innovative and Sustainable Development”, a partir de três tópicos principais . Saiba mais sobre cada um clicando no link:

Energia limpa para um futuro mais verde

Saúde holística universal 

Conectando ciência, sociedade e cultura

Cada um dos tópicos está sendo discutido em reuniões específicas com representantes das Academias do S20 (datas nos links acima). Os debates resultarão em um documento temático. Ao final desse processo, o S20 promoverá uma reunião, em julho, com a ideia de produzir um documento que resuma os debates nas três vertentes e apresente recomendações do S20 no grande tema “Disruptive Science for Innovative and Sustainable Development”. A declaração será entregue, inicialmente, aos governantes indianos e, depois, aos chefes de Estado e de Governo dos países-membro durante a Reunião de Cúpula do G20.

Os grupos de trabalho

A ABC formou grupos de trabalho (GTs) com objetivo de subsidiar a participação da Academia nas temáticas da iniciativa, de forma que os prioridades para o Brasil em cada tópico sejam contempladas.

A reunião do tópico “Clean energy for a greener future” aconteceu nos dias 3 e 4 de abril, em Agartala capital do estado de Tripura, e a ABC foi representada pelo Prof. Julio Romano Meneghini (USP). O GT Clean Energy for a Greener Future da ABC é coordenado pelos diretor Alvaro Prata e pelo Acadêmico Paulo Artaxo, tendo a participação dos Profs. Mauricio Tolmasquim (UFRJ) e Roberto Zilles (USP), além do Prof. Meneghini.

Meneghini fez um relato do conferência temática na Índia. Contou que a recepção dos indianos no aeroporto de Délhi foi muito organizada e todos os delegados presentes criaram uma rede de contato para facilitar a comunicação. Chegando em Agartala, o grupo foi recebido pelo ministro de Ciência e Tecnologia da Índia. Na reunião, Meneghini foi peça-chave na condução dos debates e mostrou a perspectiva brasileira, destacando que o país pode contribuir muito nas propostas de transição energética. Todos sabiam que o Brasil tem grandes possibilidades de desenvolver energia limpa. A Índia, a China e a Rússia tem perspectivas apenas com o uso de energua nuclear. 

Após as apresentações de todos os países presentes, foi feito um resumo das conclusões para a elaboração do documento final. O representante da Índia vai organizar todos os resumos e propor o texto final.

2024 no Brasil

Responsável por ocupar a presidência do G20 (e do S20) em 2024, o Brasil seguiu tendo destaque na agenda oficial das atividades na Índia, assim como a Indonésia, presidente do G20 em 2022.

A próxima reunião temática do S20 será realizada no início de maio e abordará o tópico Sáude Holística Universal, sendo a ABC representada pela Acadêmica Patricia Torres Bozza.