Paulo Artaxo no Flow Podcast

O membro titular da Academia Brasileira de Ciências Paulo Artaxo participou da 77ª edição do “Flow Podcast”, transmitido em 19/7. Na ocasião, o pesquisador foi foi entrevistado pelo apresentador Igor Coelho e pelo neurocientista Álvaro Machado Dias, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além de Acadêmico da ABC, Artaxo é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Integra o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). 

De acordo com ranking da revista Nature, Artaxo é o maior cientista brasileiro na área de clima e futuro da humanidade em atividade e o sétimo do mundo – título que, humildemente, o cientista recusou. Durante as duas horas de conversa, o professor do Instituto de Física da USP (IF-USP) foi questionado sobre inúmeros tópicos relacionados à sua área de pesquisa, incluindo mudanças climáticas, formas alternativas de produção de energia e as consequências do desmatamento da Amazônia para o país e o mundo.

Segundo o cientista, agora está havendo mais conscientização de que o clima já mudou – os indícios desse fato são evidentes em diversos locais do planeta, desde o estado de São Paulo até cidades europeias. “Isso é uma consequência do sistema socioeconômico que  temos”, explica o pesquisador. “Agora, a missão da ciência é ajudar a sociedade a enfrentar e a se adaptar ao novo clima. Precisamos pensar na sustentabilidade do planeta como um todo, para garantir a sobrevivência da raça humana.” Além disso, Artaxo comentou a relação entre o processo de desertificação no Nordeste e o aumento das contas de luz e o porquê de o país ainda não estar investindo em energia eólica.

A entrevista está imperdível. Assista ao bate papo no canal do Flow Podcast no Youtube:

Você também pode ouvir a gravação do podcast a qualquer momento no Spotify ou no Apple Podcast: