O Programa de Águas da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas) promoverá uma série de webinários com o tema “Água e Saúde nas Américas”. O primeiro será realizado amanhã, 17 de março, às 17h (horário de Brasília), com foco em patógenos e doenças evitados pelo acesso adequado a saneamento e água.
O objetivo dos eventos (confira a agenda completa) será abordar a importância de saneamento básico, higiene e acesso à água potável na prevenção e controle de doenças ligadas à água. Os tópicos serão abordados sob a “Classificação de Bradley”, estrutura conceitual que classifica os patógenos com base em sua via de transmissão, e não na epidemiologia tradicional, fornecendo um quadro útil para entender a relação entre a transmissão de doenças infecciosas e a água.
A série é coordenada pelo pesquisador brasileiro Fernando Spilki (Universidade Feevale, recomendado pela ABC), em conjunto com Ricardo Izurieta (University of South Florida), Ángel Alarcón (Universidad Indoamérica) e Enrique Terán (Universidad San Francisco de Quito). Os encontros serão virtuais, pela plataforma Zoom, e conduzidos integralmente em inglês.
Para participar do evento de 17 de março, clique aqui.
Confira o calendário de webinários:
17 de março, 17h (horário de Brasília)
Tema: Water-washed pathogens and diseases (Patógenos e doenças evitados pelo acesso adequado a saneamento e água) – infecções causadas por patógenos que são transmitidos através contato devido à falta de saneamento e higiene resultantes da disponibilidade inadequada de água. Em comparação com doenças transmitidas pela água, o papel da água, neste caso, é na prevenção da transmissão de doenças, e não como um veículo para a transmissão de patógenos.
06 de abril, 19h (horário de Brasília)
Tema: Water-borne pathogens and diseases (Patógenos e doenças transmitidos pela água) – infecções causadas por patógenos que se originam nas fezes e são transmitidas predominantemente pela ingestão de água contaminada. Este tipo de doença está intimamente relacionado com a qualidade e segurança da água. O controle de doenças transmitidas pela água geralmente é feito por meio do tratamento da água e proteção da fonte para melhorar a qualidade microbiana da água.
* sessão contará com moderação e conferência de Fernando Spilki (Universidade Feevale)
21 de abril, 17h (horário de Brasília)
Tema: Water-based pathogens and diseases (Patógenos e doenças originados/com base na água) – infecções causadas por patógenos que se originam na água ou passam parte de seu ciclo de vida na água e outra parte como parasitas de animais aquáticos (hospedeiros intermediários). As doenças de origem hídrica podem ser controladas através da proteção das fontes de água, limitando o contato da pele com água contaminada e erradicando os hospedeiros intermediários.
* sessão contará com conferência de Paula Rahal (Unesp)
05 de maio, 17h (horário de Brasília)
Tema: Water-related vector borne pathogens and diseases (Patógenos e doenças transmitidos por vetores relacionados à água) – infecções causadas por patógenos com ciclos de vida associados a insetos vetores, por exemplo, mosquitos que vivem ou se reproduzem em/perto de água parada. Estratégias para controlar este tipo de doença incluem a destruição de criadouros de vetores, garantir a continuidade da água potável nas residências e a construção de sistema de drenagem para reduzir a exposição humana a insetos.