A Academia Russa de Ciências (RAS, em inglês) promove em 27/5  o “International Scientific Symposium Geopolitical, socio-economic and psychological impact of the COVID-19 pandemic”. O evento, que iniciará às 9h15 (horário de Brasília), reunirá membros de diversas academias científicas para um debate sobre os principais impactos causados pela pandemia em âmbito global e será transmitido ao vivo. 

A Academia Brasileira de Ciências será representada pelo Prof. Ruben Oliven, membro da Diretoria, que fará uma apresentação sobre “The Consequences of COVID-19 Negationism in Brazil”. A apresentação terá início às 10h15 (horário de Brasília).

Confira um resumo da proposta do evento:

Eventos recentes demonstraram que com a base científica existente, profissionalismo e suporte financeiro do Estado, cientistas podem fazer o impossível – criar as vacinas necessárias para a humanidade em menos de um ano. Novos avanços nos métodos de diagnóstico estão a caminho, e o primeiro passo para isso é obter conquistas proeminentes na ciência e na teoria: decodificando o genoma humano, criando um atlas das mutações oncológicas, entendendo os mecanismos do início de doenças, a acumulação de biobancos gigantes que descrevem os genótipos e fenótipos das pessoas, o desenvolvimento de inteligência artificial, robóticas e mais.

Todavia, nosso evento visa cobrir os aspectos social, econômico e psicológico da pandemia e responder às questões: como a pandemia influencia o atual sistema de relações internacionais? Como isso impactou as economias de diferentes países? Quais são os principais impactos psicológicos de eventos como esse na população global e como eles podem ser resolvidos?

 

Confira a programação completa do evento (em inglês).