Na tarde do dia primeiro de dezembro, como parte da 6a Conferência Regional de Jovens Cientistas – TWAS-Rolac, aconteceu a primeira parte do Simpósio Jovens Cientistas: Ciências da Vida e Sociais, coordenado pelo Acadêmico Marcelo Viana, chefe do escritório regional da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS-Rolac), com palestras de cientistas sociais e médicos imunologistas.


Alessandra Barreto, Fabiana Machado, Marcelo Viana, Felix Lopez e Felipe Dal Pizzol

Antropologia política e antropologia urbana

A antropóloga Alessandra Siqueira Barreto, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentou sua pesquisa intitulada Associativismo imigrante Brasileiro: uma reflexão em política e mediação cultural, realizada durante seu pós-doutorado no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Portugal. Durante seu estudo, Barreto pesquisou associações de imigrantes brasileiros na Holanda, Suíça, Alemanha e Portugal, mas nesta apresentação ela abordou apenas os dados de Portugal, devido aos laços do país com o Brasil.

Segundo a antropóloga, existem duas representações do brasileiro em Portugal. A primeira concerne ao povo brasileiro como um todo e é positiva, ressaltando a cultura e as festas nacionais. A segunda refere-se especificamente ao imigrante brasileiro e é extremamente negativa. De acordo com a pesquisa, esta imagem surgiu recentemente, com a onda migratória dos anos 2000, que possuía características distintas da primeira leva, nos anos 80. Os imigrantes atuais possuem escolaridade e nível social menor do que os da década de 80. “Além disso, sua passagem por Portugal costuma ser curta e sem a criação de grandes vínculos, pois seu objetivo costuma ser apenas juntar dinheiro e voltar, ao invés de estabelecer uma vida em outro país”, afirmou a professora.

Este caráter transitório dos imigrantes atuais enfraquece a vida associativa. No caso de Portugal, a instituição estudada foi a Casa do Brasil de Lisboa, que surgiu nos anos 80 como ponto de encontro dos brasileiros e difusora da cultura brasileira. Atualmente, a instituição perdeu sua força e teve que mudar sua postura, tornando-se mais política. As questões relacionadas à imigração normalmente esbarram em duas fronteiras: a primeira é o preconceito e a generalização, a segunda diz respeito aos direitos dos imigrantes, que mesmo quando legalizados não podem votar, por exemplo, pois segundo Barreto a cidadania ainda está ligada à nacionalidade e, portanto, não se estende aos imigrantes.

Imunologia – Toxoplasmose

Fabiana Simão Machado, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG), apresentou sua pesquisa intitulada “Os sinais verdes e vermelhos para as células dendriticas durante a infecção por Toxoplasma gondii: o papel dos receptores CCR5/C5aR e de lipoxinas”.

Fabiana explicou que para a cura de uma infecção é necessário um equilíbrio entre as respostas pró e antiinflamatórias, pois a resposta pró-inflamatória é responsável pela expulsão de um microorganismo estranho e a resposta antiinflamatória faz com que a inflamação não se torne uma doença em si.

Sua pesquisa concerne à infecção por toxoplasmose, que é assintomática em indivíduos imunocompetentes, mas pode levar a muitas complicações indivíduos imunodeprimidos, como os portadores de HIV, chegando a causar a morte de alguns pacientes. A hipótese é que as células dendríticas (presentes no sistema imunológico dos mamíferos) possam agir como um agente carreador in vivo e ativar uma resposta imunocompetente. O laboratório da professora busca entender melhor esta resposta para poder, no futuro, criar terapias e drogas para o tratamento da toxoplamose.

Imunologia – Sepsis

Felipe Dal Pizzol é médico bioquímico e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma. Ele apresentou um panorama do estudo em andamento no seu laboratório cujo título é Disfunção no sistema nervoso central durante a Sepsis. A pesquisa busca entender melhor as conseqüências das disfunções agudas e crônicas no sistema nervoso central causadas pela sepsis, tema ainda pouco estudado pela Medicina mas de grande importância devido à gravidade da doença, que possui alto índice de mortalidade.

Pizzol esclareceu de início que a sepsis é uma resposta inflamatória exagerada e desorganizada do organismo em relação a algum agente patogênico. Por um motivo ainda desconhecido, ao invés de terem uma reação inflamatória localizada, que levaria a cura da infecção, algumas pessoas desenvolvem uma resposta sistêmica, que gera alterações imunológicas, hormonais e metabólicas, podendo levar a disfunções de inúmeros órgãos. “Historicamente, as disfunções renais e pulmonares foram as mais estudadas pela medicina, devido ao seu alto grau de mortalidade”, informou o pesquisador.

Entretanto, nos últimos anos constatou-se que a disfunção do sistema nervoso central, que leva o paciente a delírios, também tem uma alta periculosidade, pois além de aumentar o risco de morte durante a infecção aguda, ela pode evoluir para uma doença crônica que provoca sintomas parecidos aos da demência e pode levar a uma morte tardia (até dois anos após a alta da terapia intensiva). Além disso, os déficits cognitivos e as falhas na memória provocada pela doença podem gerar alterações sócio-familiares na vida dos pacientes que podem gerar sintomas de depressão. O professor ressalta que ainda não se sabe porque alguns pacientes evoluem para esta forma crônica da doença e este é um dos focos de sua pesquisa.

Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores é que o processo inflamatório no sistema nervoso central levaria a um aumento de citosinas no hipocampo e a uma disfunção mitocondrial, gerando a morte dos neurônios e, portanto, uma lesão permanente no cérebro, algo que a aproximaria de outras doenças do sistema nervoso, principalmente o mal de Alzheimer. A pesquisa também busca encontrar medidas terapêuticas ainda inexistentes para a disfunção do sistema nervoso central, numa tentativa de não só aumentar a sobrevida do paciente, mas a qualidade de vida.

Sociologia e administração pública brasileira

Por último, o sociólogo e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Felix Garcia Lopez, apresentou seu estudo sobre os processos de democratização e as tentativas recentes de tornar os governos mais transparentes, em uma pesquisa que tem como título Responsibilização e Controle Social na Administração Pública Brasileira.

Lopez ressalta que um governo democrático deve ser responsivo, ou seja, atender as demandas da população. “Para que isso ocorra, é necessária a criação de formas de controle dos governos. A maior delas é o voto, que permite a aprovação ou não de determinadas políticas pela população”, explicou o pesquisador. Outras práticas que vem sendo implementadas no Brasil após a constituição de 1988 são a disponibilização de dados públicos na internet, a maior participação de setores da sociedade na tomada de decisões através de conferências nacionais, de um maior número de audiências públicas, de uma maior disseminação das audiências públicas e até mesmo da criação de orçamentos participativos em algumas cidades. Lopez lembrou que o melhor exemplo desse caso é a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

No Brasil, entretanto, ainda há uma diferença entre as decisões tomadas pela sociedade e sua aplicação pelo congresso. Segundo Lopez, isso se dá porque os órgãos que planejam, executam e controlam as políticas públicas não são os mesmos e falta profissionalismo na administração pública. Deste modo, um político que não atender a uma demanda da população corre pouco risco de ser penalizado.