pt_BR

Rudolph Allard Johannes Trouw

Trouw nasceu em Haia, na Holanda, em 1944, filho de Arie Trouw e Reina Petronella Trouw-Mohr. Freqüentou a escola primária e secundária em Haia e estudou geologia em Leiden sob a supervisão dos Professores Sitter, den Tex e Zwart, todos os três bem conhecidos internacionalmente. Fez trabalho de campo nos Alpes e nos Pireneus e adquiriu seu diploma em 1969. O seu Ph.D. foi realizado no Caledoniano sueco sobre a evolução estrutural e metamórfica de uma área remota, sob a supervisão do Prof. Zwart. Em maio de 1973, foi para o Chile para assumir uma cátedra na Universidade de Concepción, mas o golpe militar de setembro de 1973 fez com que decidisse se mudar para Guayaquil, Equador, onde lecionou até 1975. Naquele ano, começou a trabalhar no Rio de Janeiro na companhia Engevix, sendo responsável por estudos estruturais e geológicos relacionados a usinas hidrelétricas no Brasil. Em 1978, entrou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como professor adjunto. Supervisionou mais de 25 teses de mestrado e quatro de doutorado em áreas no sul de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro. Parte do mapeamento dessas áreas foi publicado em 2003. Tanto o mapeamento como o estudo integrado desta região ainda está em desenvolvimento. Levou também colegas e estudantes para a Antártica onde realizou trabalhos pioneiros durante onze expedições, o que resultou em numerosas publicações. Seu trabalho em microtectônica foi consolidado em um livro texto com o mesmo título. Escrito com um colega holandês, o livro se tornou uma referência mundial no assunto, e obteve o “prêmio de melhor trabalho” da Sociedade Geológica da América, em 2000. Agora, Trouw está trabalhando em um projeto de mapeamento na Namíbia com o objetivo de melhorar a compreensão das junções triplas do final do Pré-Cambriano, relacionadas à formação do Gondwana. Trouw se tornou professor titular em 1997 e é pesquisador nível 1A do CNPq desde 1987. É editor regional do periódico internacional Gondwana Research desde 2001; de 1989 a 1992 foi membro do conselho editorial de Antarctic Science e, desde 1994, é membro do conselho editorial de Terra Antártica. Além disso, também é, desde 1996, membro do corpo editorial do periódico Pesquisa Antártica Brasileira, editado pela Academia Brasileira de Ciências. Trouw é membro da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG).

Dick Peters

Holandês, doutor em Ciências Agrárias, professor aposentado do Departamento de Virologia da Universidade e Centro de Pesquisas Wageningen. Falecido em 8 de novembro de 2023. 

Floris Takens

Floris Takens foi um matemático neerlandês, que trabalhou com sistemas dinâmicos e teoria do caos.
Takens estudou na Universidade de Amsterdã, onde obteve em 1969 um doutorado, orientado por Nicolaas Kuiper, com a tese The minimal number of critical points of a function on a compact manifold and the Ljusternik-Schnirelmann category. Esteve depois no pós-doutorado no Institut des Hautes Études Scientifiques, onde trabalhou com David Ruelle, René Thom e Jacob Palis, com quem frequentemente foi convidado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada na cidade do Rio de Janeiro.
Takens foi membro da Academia Real das Artes e Ciências dos Países Baixos e da Academia Brasileira de Ciências. Foi palestrante convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Berkeley.

teste