pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO AFILIADO

Edgard Almeida Pimentel

(PIMENTEL, E. A.)

19/02/1983
Brasileira
01/01/2020

Bacharel em economia (2005) e mestre em matemática aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) (2010), fez doutorado em matemática no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2013).

Sua pesquisa se concentra na análise de equações diferenciais parciais, com ênfase na teoria de regularidade. Neste contexto, alguns dos resultados têm tratado de condições sob as quais soluções (fracas) de algumas classes de equações apresentam ganhos de regularidade. Estas classes incluem operadores elípticos não-convexos, bem como operadores degenerados/singulares, tanto no caso linear como não-linear. Outro aspecto importante desta classe de problemas é a regularidade ótima. Mais recentemente, iniciou o estudo dos chamados mapas harmônicos fracionários e dos problemas de fronteira livre.

Foi laureado pelo Instituto Serrapilheira como grantee, na segunda chamada pública (2019) e pelo International Centre for Theoretical Physics (ICTP-Trieste, Itália), com a Junior Associate Fellowship. (2018)