pt_BR

Data: 23 de novembro de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os impactos da covid-19 sobre os sistemas de saúde têm sido imensos.  Medidas têm sido implementadas para mitigar danos, como o teleatendimento. O impacto das sequelas da Covid-19 na saúde da população já estão se apresentando e os desafios para o Sistema Único de Saúde também. Nos cenários que se projetam para o futuro, qual dos caminhos o Brasil trilhará? O da reafirmação da saúde universal ou o da mercantilização progressiva do sistema e das políticas de saúde?

Para debater esses temas, a Academia Brasileira de Ciências convidou: Adriano Massuda (Eaesp/FGV), José Gomes Temporão (Fiocruz), Gulnar Azevedo e Silva Mendonça (Uerj) e Nadine Clausell (UFRGS).

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ), e o Acadêmico Arnaldo Colombo (Unifesp).

 


SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 49 | Planejando o sistema de saúde para prioridades pós-covid
Data: 3ª feira, 23/11/2021
Hora: 16h (GMT-3)


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Adriano Massuda (Eaesp/FGV)
    Médico sanitarista e professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador do FGV-Saúde. Foi secretário de Saúde de Curitiba e secretário Nacional de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Fez mestrado e doutorado em saúde coletiva na Unicamp.
  • José Gomes Temporão (Fiocruz)
    Médico sanitarista, pesquisador da Fiocruz. Doutor em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em saúde pública pela Fiocruz. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Foi ministro da Saúde entre 2007 e 2011.
  • Gulnar Azevedo e Silva Mendonça (Uerj)
    Médica, professora titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Uerj.Tem mestrado em saúde coletiva pela Uerj e doutorado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a Diretoria do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (Concord), liderado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, na Inglaterra.
  • Nadine Clausell (UFRGS)
    Professora titular do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutorada em ciências cardiovasculares pela Universidade de Toronto, Canadá.

Confira a gravação completa do evento:

Saiba como foi o webinário:

CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 27 de novembro de 2021

49º Webinário da ABC discutiu o sistema de saúde no pós-pandemia

Evento reuniu médicos e gestores de saúde para discutir o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro para futuras crises. Saiba mais!