pt_BR

Data: 18 de maio de 2016

Local: CONGRESSO NACIONAL

Entre 18 e 29 de maio de 2016, o Salão Negro da Câmara de Deputados, em Brasília, recebeu, com entrada gratuita, a exposição dos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências.

Na solenidade de inauguração da exposição, que mostrava as principais descobertas do século, o presidente da ABC, Luiz Davidovich , afirmou que era momento oportuno para reforçar a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação para a retomada do desenvolvimento do País.

A exposição contava com vídeos e fotos ilustrando os períodos históricos abordados, além de um painel especial apresentando 18 cientistas brasileiros de destaque e que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do País, como Henrique Morize , Oswaldo Cruz, Alberto Santos Dumont , Carlos Chagas e o economista Celso Furtado.

Um dos destaques foi o e-book interativo voltado pras crianças. Através dele, elas puderam aprender sobre cientistas criativos do Brasil de forma lúdica, por meio de jogos, ilustrações e filmes de animação produzidos pelo Canal Futura e pelo Sesi.

Participaram da cerimônia o presidente da ABC, Luiz Davidovich, o titular da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre . E também o titular do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o bioquímico Hernan Chaimovich, o deputado Izalci (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

(Com informações de Viviane Monteiro para Jornal da Ciência)

Na foto, vemos no pódio o presidente da ABC, Jacob Palis. Compondo a mesa, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Augusto Raupp; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Coelho; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Emilia Curi; o secretário estadual de C&T, Gustavo Tutuca; o diretor-executivo do Comitê de Desenvolvimento e Gestão (CDN), que gere o Museu do Amanhã, Ricardo Piquet; e o diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich.