Organizada há 29 anos pelos Acadêmcios Alcides Sial e Valderez P. Ferreira, a Sessão Ordinária da ABC em Recife deste ano será no dia 13 de setembro, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Mais informações: gfmello@abc.org.br – 21 3907-8148
29ª Sessão Ordinária da ABC em Recife
Organizada há 29 anos pelos Acadêmicos Alcides Sial e Valderez P. Ferreira, a Sessão Ordinária da ABC em Recife foi realizada no dia 13 de setembro, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tradicionalmente multidisciplinar, a sessão contou com nove palestras, tanto de Acadêmicos como de convidados. A Acadêmica Celina Turchi, da Fiocruz-PE, falou sobre os resultados do consórcio ZikaPlan, três anos após a epidemia de síndrome congênita. O Acadêmico Amilcar Tanuri, do Departamento de Genética da UFRJ, abordou a virologia e a patofisiologia da infecção pelo vírus da zika. O Acadêmico João Lucas Marques Barbosa, da Universidade Federal do Ceará (UFC), tratou das origens da geometria e suas mais antigas aplicações. O Acadêmico Cid Bartolomeu de Araújo, do Departamento de Física da UFPE, falou sobre lasers aleatórios e o comportamento vítreo da luz.
Os convidados Claus Falgatter e Lauro Montefalco Santos, ambos do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentaram estudos de caso, respectivamente sobre os sistemas turbiditicos do País de Gales e sobre a Terra Arqueana e o registro crustal da Província Borborema, no nordeste do Brasil. O aquecimento global e as quatro estações foram tema do geólogo Ramsés Capilla, pesquisador do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e professor na Universidade Castelo Branco.
O Acadêmico Tercio Ambrizzi, do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), abordou o passado, presente e futuro das mudanças climáticas. Já o Acadêmico Alcides N. Sial, do Departamento de Geologia da UFPE, falou sobre o período em que ocorreu a maior extinção em massa em nosso planeta e sua relação com o vulcanismo.
Fonte: Relatório de Atividades 2019, p. 69