Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL: 3º ENCONTRO NACIONAL DE MEMBROS AFILIADOS ACONTECE EM BELO HORIZONTE


O evento reuniu cerca de 80 jovens cientistas da Academia na UFMG e discutiu o impacto da ciência brasileira, a independência e autonomia dos pesquisadores e as falhas do sistema de publicação atual. 

Leia no site da ABC



Davidovich fala sobre o valor da ciência aos jovens cientistas da ABC

No 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados, que aconteceu no final de julho, na UFMG, o presidente da ABC apresentou aos participantes um histórico da Academia e fez uma associação entre ciência, arte e cultura. 

Leia no site da ABC

O impacto da ciência brasileira

Na primeira sessão do 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC, três provocadores apresentaram os principais desfalques em relação ao impacto da nossa ciência no âmbito cultural, socioeconômico e de políticas públicas; ao final, grupos de trabalho apresentaram propostas. 

Leia no site da ABC

Independência e autonomia dos jovens cientistas

A segunda sessão do 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC debateu aspectos referentes às dificuldades no início da carreira de pesquisadores, como métodos de avaliação que prejudicam a qualidade do trabalho, a ética e a necessidade de apoio das agências de fomento.

Leia no site da ABC

Publicar como meio e não como fim

Participantes da última sessão do 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC criticaram o sistema de publicação baseado apenas na revisão por pares e falaram sobre o preprint, forma de compartilhar papers abertamente corriqueira em algumas poucas áreas e que vem crescendo no mundo. 

Leia no site da ABC

Jovens cientistas da ABC apresentam propostas a autoridades

Após três dias de debate no 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC, os pesquisadores jovens apresentaram a representantes da Academia, MCTIC, CNPq, CNEN, Fapemig e UFMG as principais demandas identificadas por eles para melhorar o sistema nacional de CT&I

Leia no site da ABC

"Aproveitem ao máximo, porque passa rápido"

Membros afiliados da ABC nos períodos 2011-2015 e 2012-2016, respectivamente, as cientistas Jussara Almeida e Yraima Cordeiro falaram sobre a experiência única de fazer parte da Academia e deram recado aos jovens pesquisadores recém-eleitos, no 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados. 

Leia no site da ABC

Há oportunidades de pesquisa na Europa para jovens cientistas brasileiros

Representante nacional da Euraxess Brazil, uma ferramenta da Comissão Europeia para facilitar a mobilidade de pesquisadores, apresentou os programas disponíveis para os participantes do 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC. 

Leia no site da ABC

 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |