O 10º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS (YSF, sigla em inglês) foi realizado em Brasília (DF), entre 15 e 17 de setembro. O evento reuniu jovens pesquisadores e empreendedores dos países-membros para apresentarem soluções inovadoras em ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
O BRICS é um agrupamento formado por onze países-membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O bloco funciona como foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas.
A convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desde 2018 a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é responsável por selecionar os participantes brasileiros do Fórum e do Prêmio Jovens Inovadores (YIP, sigla em inglês), este último em parceria com a Febrace.
A edição de 2025 reuniu mais de 100 participantes, em função do novo formato, ampliado, dos BRICS, contando com participação de representantes do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.
Sobre o premiado
O brasileiro Hermílio Carvalho Junior tirou primeiro lugar na 8ª edição do Prêmio Jovens Inovadores do BRICS. Ele é médico, formado pela Universidade Federal de Sergipe, com experiência prática em medicina de emergência e clínica médica. É fundador e CEO da LookInside, empresa de tecnologia em saúde com foco no desenvolvimento de Software como Dispositivo Médico (SaMD), voltado à prevenção de amputações por pé diabético, por meio de inteligência artificial aplicada a câmeras comuns.
Sua atuação combina prática clínica, liderança empreendedora e pesquisa aplicada, com foco em inovação, regulação e impacto social. Foi finalista do South Summit Brazil 2025 e possui participação ativa em programas de inovação nacionais e internacionais, incluindo Catalisa ICT, XNode China e incubação na Universidade de Coimbra.
Atua também como pesquisador em temas como avaliação automatizada de risco em diabetes, inteligência artificial em diagnóstico clínico e validação regulatória de software médico, tendo coordenado projetos em parceria com instituições como Hospital Moinhos de Vento e prefeituras municipais.
Sua trajetória é marcada pela integração entre medicina, tecnologia e gestão, buscando promover excelência técnica com compaixão e verdade, e construir soluções sustentáveis para o sistema de saúde.

Cerimônia de encerramento
No último dia do evento, 17 de setembro, foi realizada a cerimônia de anúncio e premiação da 8ª edição do Prêmio Jovens Inovadores do BRICS. A vice-presidente regional da ABC para Minas Gerais e Centro-Oeste, Mercedes Bustamante, representou a ABC no encerramento do evento, que contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Em seu discurso, Bustamante se referiu aos desafios que a comunidade global enfrenta hoje. “Mudanças climáticas, inteligência artificial, demandas sociais e diplomacia científica em um mundo em transformação – estes não são problemas dos BRICS, são problemas da humanidade”, afirmou. E frisou que soluções não serão encontradas de forma isolada: surgirão justamente em fóruns como aquele, que cultivam a cooperação.
A ecóloga da Universidade de Brasília (UnB) declarou que os jovens pesquisadores não são apenas o futuro da ciência – são o seu presente mais ágil e disruptivo. “São nativos digitais, livres dos compartimentos do passado, e estão em posição única para construir as redes científicas inovadoras e interconectadas de que o nosso mundo tanto necessita.”
Por fim, observou que os participantes ali presentes vieram de diferentes países, trazendo com eles diversos sotaques, culturas e disciplinas científicas. “Mas partem levando algo universal: um propósito comum. Vocês compartilharam dados, debateram teorias e desafiaram as premissas uns dos outros. Plantaram sementes de futuras colaborações, sementes de projetos transnacionais e sementes de amizades que, temos certeza, crescerão pelas próximas décadas. (…) Levem consigo a responsabilidade de colaborar, inovar e usar o conhecimento não apenas para conquistas pessoais, mas para o progresso coletivo de nossas nações e do nosso planeta”, destacou Bustamante.
E agradeceu ao MCTI, ressaltando: “Contamos com vocês para ajudar a transformar as conexões feitas aqui em uma realidade sustentada, financiada e de impacto.”

Saiba mais nas notícias do MCTI:
Brasil sedia o 10º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS
Brasil encerra 10º Fórum de Jovens Cientistas do Brics com a participação da ministra Luciana Santos
