A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e o presidente da Biblioteca Nacional (BN), Marco Lucchesi, assinaram em 18 de setembro acordo de cooperação institucional.

Lucchesi manifestou a importância do compromisso republicano e democrático da aliança entre dois grandes entes culturais, como a ciência e a memória. “A Biblioteca Nacional é uma ICT [Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação], as convergências são muitas. Temos muito a fazer juntos”.
Nader adiantou que a ideia inicial é promover em 2026 uma série de seminários alternando as “casas”, deixando claro que não foi assinado um memorando de intenções e sim de realizações. Além disso, a organização de visitas guiadas e visitas técnicas à BN pode ser uma ótima opção de programação cultural associada aos eventos da ABC realizados no Rio de Janeiro.
Participaram do encontro a vice-presidente regional da ABC para o Rio de Janeiro, Patricia Bozza, a diretora da ABC Débora Foguel, a Acadêmica Maria Vargas e a coordenadora-geral do Centro de Processamento e Preservação da BN, Gabriela Ayres.

