No dia 15 de setembro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) uniu sua voz à 12ª edição do Direitos Já! Ato em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional, que reuniu centenas de pessoas e organizações civis no teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A Academia foi representada por sua presidente, a professora Helena Bonciani Nader.
Em sua fala, Nader reforçou que a comunidade científica brasileira “não aceitará nada que um ‘Não!’ à anistia”. Ela lembrou dos tempos de ditadura militar, quando a comunidade científica precisava se reunir na clandestinidade, e por isso entende o valor da democracia. “Nós dizíamos aos militares ‘aqui vocês não entram, aqui é da ciência, e a ciência sempre luta pela democracia e pelo Estado de Direito’”, enfatizou.
O ato reuniu lideranças políticas de diferentes espectros partidários, personalidades internacionais, representantes da sociedade civil, artistas, intelectuais, juristas e líderes religiosos. O objetivo foi lançar um chamado coletivo à defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania nacional brasileira, em meio a um cenário global de crescentes riscos autoritários. “Em tempos de reconstrução institucional e de ameaças à democracia em diversas partes do mundo, o Fórum reafirma sua missão: ser um espaço plural de resistência democrática, mobilizando vozes distintas em torno de princípios fundamentais — soberania popular, justiça social e desenvolvimento sustentável”, afirmou o sociólogo Fernando Guimarães Rodrigues, coordenador-geral do movimento.

Assista ao ato na íntegra:
