Um histórico cientista brasileiro foi homenageado com a criação de uma medalha. Trata-se do médico Marcos Luiz dos Mares Guia (1935-2002), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e responsável por criar o método de produção da insulina humana. Antes de Mares Guia, o tratamento da diabetes era feito com insulina bovina ou suína, e seu trabalho, além de ajudar pacientes, colocou o Brasil como um líder global nessa área farmacêutica.
Por tudo isso, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (Quifarmo) criou a Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia, lançada oficialmente em 11 de setembro, em cerimônia na cidade de Montes Claros, MG. O evento se deu no Centro de Eventos da Novo Nordisk, no Polo Farmacêutico de Montes Claros. Mares Dias fundou a Novo Nordisk, à época Biobrás, e foi um dos grandes responsáveis pela proeminência do município em fármacos.
Além de integrante da ABC, Mares Guia era também professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), idealizou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e recebeu distinções como a Medalha da Inconfidência e a Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC).
A trajetória de Mares Guia foi ilustrada em um vídeo da série Ciência Gera Desenvolvimento, produzido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na série, a ABC conta um pouco mais sobre a vida de expoentes científicos nacionais que apontam os caminhos para o desenvolvimento do país com base na ciência. Compartilhe essa ideia!