ABC participa de reunião de iniciação do Science 20 (S20) 2025

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Profa. Helena B. Nader, participou, nos dias 26 e 27 de fevereiro, da reunião inaugural do Science 20 (S20), realizada em Pretória, África do Sul. O país preside a edição de 2025 do G20 e lidera as discussões do S20, fórum que reúne as academias de ciências das nações do grupo. Nader integrou a troika responsável pela condução da reunião, composta pelo país sede do S20, pela sede da edição anterior (Brasil) e pela sede da próxima edição (Estados Unidos).

O evento teve como tema central “Mudanças Climáticas e Bem-Estar”, alinhado à presidência sul-africana do G20, cujo lema é “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”. Representantes das academias de ciências do G20 discutiram os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de cooperação internacional para enfrentar esses desafios.

Criado em 2017, o S20 promove o diálogo científico e fornece recomendações de políticas ao G20. Durante a reunião, as academias analisaram um documento-base elaborado pela Academia de Ciências da África do Sul. A presidente da ABC apontou aspectos que precisam ser reforçados no documento, incluindo a necessidade de um foco mais estruturado e de propostas concretas.

Nader destacou que o tema “Mudanças Climáticas e Bem-Estar” está em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que devem ser mencionados mais explicitamente no documento. Além disso, enfatizou que o conceito de bem-estar deve abranger a saúde planetária, não se restringindo à saúde humana, e estar alinhado ao conceito de “Saúde Única”, que integra saúde humana, animal e ambiental.

O documento apresentado pela Academia sul-africana aborda os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade, oceanos, recursos hídricos, segurança alimentar, saúde e economia, ressaltando que grupos vulneráveis são desproporcionalmente afetados. A presidente da ABC reforçou que os efeitos das mudanças climáticas vão além da saúde física, atingindo também a segurança, o bem-estar mental, emocional, social e econômico, com implicações existenciais.

Para enfrentar esses desafios, Nader apontou a necessidade de estratégias abrangentes e colaborativas, priorizando tanto a mitigação quanto a adaptação. A mitigação visa reduzir a emissão de gases de efeito estufa e ampliar a captura de CO2, promovendo uma economia baseada em energias renováveis. Já a adaptação requer a antecipação de riscos climáticos e ajustes nas condições atuais e futuras, fortalecendo a resiliência de nações, comunidades e indivíduos.

A presidente da ABC defendeu a necessidade de diferenciação mais clara entre mitigação e adaptação no documento, bem como de uma definição mais precisa de resiliência, compreendida como a capacidade de pessoas e ecossistemas de manter ou recuperar seu bem-estar diante dos desafios climáticos, apoiados por redes sociais, políticas, econômicas e culturais.

Entre as contribuições da ABC para aprimorar o documento, destacam-se:

  • Governança global para mudanças climáticas e bem-estar, em linha com as conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC COP) e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC);
  • Combate ao desmatamento, que responde por 10% a 15% das emissões globais de gases de efeito estufa;
  • Redução do uso de combustíveis fósseis, promovendo a transição de uma economia baseada em carbono para um modelo sustentável, com base em evidências científicas acumuladas.

Nos próximos meses, grupos de trabalho envolvendo ao academias do S20 serão formados para discutir pontos específicos do documento, que será revisado a partir das discussões realizadas na reunião de Pretória. A nova versão será então circulada para revisão das academias e, posteriormente, uma proposta final será elaborada para discussão e aprovação na Cúpula do S20, agendada para setembro.

Leia também:

Comunicado Oficial do S20 2024: Ciência para a Transformação Mundial

Foto do grupo presente na reunião de iniciação do S20 2025 (Foto: S20 2025)
A presidente da ABC,Helena Nader, durante a reunião de iniciação do S20 2025
(GCOM ABC, 26/02/2025)