Leia matéria de Guilherme Faria para o site da Bandnews FM Rio, publicada em 23/10:

A comunidade científica reage contra os rumores de uma mudança na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio. Na terça-feira (22), o professor Jerson Lima da Silva, que ocupa o cargo, teria sido comunicado pelo governo sobre a troca. A informação foi confirmada por fontes da BandNews FM. 

(…)A pesquisadora Ana Tereza Ribeiro, que faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências], afirma que a notícia foi recebida com surpresa.

“Fomos surpreendidos e ficamos bastante preocupados com a possível troca, com os rumores que estão acontecendo sobre a troca na direção científica da Faperj. A Faperj tem sido dirigida nos últimos anos, inclusive na gestão do atual governador, pelo doutor Jerson Lima, que é um pesquisador de renome internacional, com uma vasta experiência, não só em pesquisa científica, mas também na parte de gestão, e que tem feito um desenvolvimento científico e tecnológico muito importante no estado durante todos esses anos”.

Jerson Lima é médico, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um pesquisador reconhecido na área de biologia estrutural e doenças neurodegenerativas e câncer.

A pesquisadora Ana Tereza Ribeiro também destacou o desenvolvimento do estado do Rio nas áreas de ciência, tecnologia e inovação durante a presidência de Jerson Lima na Faperj.

“O doutor Jerson Lima tem se empenhado em expandir esse apoio da pesquisa científica no estado, não somente no foco da pesquisa básica, mas também com a inovação tecnológica e com a internacionalização das nossas pesquisas, que são desenvolvidas no Rio. Então nós solicitamos ao governador (Cláudio Castro) que ele reveja essadecisão que parece que havia sido tomada, para que a direção da Faperj não vire um cargo de indicação partidária, mas sim que leve em conta que pessoas que estão nessa posição tenham que conhecer, conheçam o sistema de ciência e tecnologia do estado do Rio.”

Em uma mensagem encaminhada ao governador Cláudio Castro, a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifestaram preocupação com relação à mudança. 

Leia matéria na íntegra no site da Bandnews