No dia 17 de novembro de 2023 foi realizada uma reunião entre alguns membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no estado do Pará e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (Fapespa), buscando unir forças para o avanço científico do estado. Participaram do encontro o presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho, e do seu diretor científico, Deyvison Andrey Medrado Gonçalves. Representando os membros da ABC do Estado do Pará, estavam presentes o membro titular Rômulo Angelica (UFPA), a membra afiliada eleita para o período 2021-2025 Thaísa Michelan (UFPA) e o membro afiliado (2019-2023) Leandro Juen (UFPA).

Leandro Juen, Deyvison Gonçalves, Thaísa Michelan, Marcel Botelho e Romulo Angelica

Durante a reunião, foram apresentadas propostas voltadas para uma agenda de pesquisa no estado especialmente direcionadas a pesquisadores em início de carreira ou que buscam consolidar suas linhas de pesquisa. O foco principal foi estabelecer uma parceria colaborativa entre a Fapespa e os membros da ABC no estado do Pará, visando integrar esforços e construir uma agenda construtiva para o avanço da ciência local.

Todas as propostas foram recebidas com entusiasmo e foi definido pelos representantes da Fapespa que serão cuidadosamente analisadas pela equipe. Além disso, a Fundação apresentou algumas ideias de incentivos à ciência e pesquisa no estado.

Ao término da apresentação das propostas, foi entregue um documento previamente elaborado pelos membros da ABC do Estado do Pará, o qual foi recebido e oficialmente assinado pelo diretor da Fapespa. “Acreditamos que esse primeiro contato foi extremamente produtivo e que a proximidade entre o grupo da ABC e a Fapespa certamente resultará em avanços significativos para a ciência em nosso estado”, disse Juen.

Ele acrescentou que esta parceria estratégica “demonstra o comprometimento mútuo com o progresso científico, reforçando a importância da colaboração entre instituições para impulsionar a pesquisa e inovação em nosso estado. Estamos ansiosos para os desdobramentos positivos que certamente surgirão dessa união.”

O vice-presidente regional da ABC para a região Norte, Adalberto Val, apoiou a iniciativa. “Excelente ideia e iniciativa. Sugiro que façamos uma comunicação aberta a todos os estados da Região Norte”, disse ele. A comunicação será feita por e-mail para todos os Acadêmicos dos referidos estados.

Acesse o pdf do documento com a descrição da proposta dos membros da ABC