O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data, em princípio para as áreas de astronomia e cosmologia, mas agora buscando diversificar o escopo do seu público.

Objetivos científicos

O LIneA é um laboratório multiusuário que veio para dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos internacionais que geram grandes volumes de dados. Para alcançar os objetivos científicos destes projetos, o LIneA gerencia toda uma infraestrutura de armazenamento, processamento, análise e distribuição de dados astronômicos e desenvolve tecnologia para lidar com os desafios de projetos envolvendo Big Data. Participam do LIneA pesquisadores e técnicos dos institutos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de professores de universidades.

Um dos objetivos do LIneA é preparar a comunidade astronômica brasileira para uma nova era e pesquisadores com um novo tipo de perfil, conhecidos atualmente como cientistas de dados. Este perfil profissional é cada vez mais procurado pelos grandes projetos internacionais. Em particular, para ser bem sucedido no projeto Legacy Survey of Space and Time os cientistas envolvidos têm que ter este tipo de formação. Integram esse projeto os membros titulares da ABC Thaisa Storchi Bergmann e Kepler de Souza Oliveira Filho, assim como o membro afiliado Rogemar Riffel (2019-2023). Também atuam no projeto os ex-afiliados da ABC Ana Chies, eleita para o período 2018-2022, Rogerio Riffel (2016-2020) e Marcos Vinicius Lima (2015-2019).

Abertura para outras áreas do conhecimento

Agora o LIneA está oferecendo para instituições e departamentos universitários seu serviço de Jupyter Hubuma ferramenta de código aberto, que pode conter tanto código executável quanto elementos textuais, gráficos e equações -, muito útil para trabalhos colaborativos. Essa é uma iniciativa do laboratório para colaborar na formação de jovens pesquisadores junto a departamentos universitários que queiram usar a ferramenta para cursos de computação científica, sejam para cursos intensivos, de pequena duração, ou durante o semestre – dentre outros casos. Desta forma, os usuários usufruem de todas as facilidades existentes da plataforma, têm livre acesso à dados, além do suporte. O serviço de Jupyter Hub está disponível para usuários individuais, instituições, professores e interessados em geral. 

Para sinalizar o interesse no uso do Jupyter, basta entrar em contato através do e-mail cde@linea.org.br.

Sobre o LIneA

Mais de 200 pessoas entre estudantes, pós-docs, pesquisadores e tecnologistas já fizeram parte deste laboratório que é, ao mesmo tempo, um laboratório multiusuário, um centro de desenvolvimento de software e uma rede de pesquisa multidisciplinar, com membros no Brasil e no exterior.

Em 2021, o LIneA foi selecionado pelo Vera C. Rubin Observatory para implantar e operar por 13 anos um dos centros regionais (Independent Data Access Center, IDAC) para hospedar os dados do projeto, parte de uma rede internacional em troca da participação de mais de 100 pesquisadores brasileiros no projeto.

Juntamente com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o LIneA apoia a criação, a nível ministerial, de um e-Science Center, que poderia fornecer apoio a laboratórios semelhantes em outras áreas do conhecimento, ao mesmo tempo sendo um catalisador para o intercâmbio de soluções de desafios de Big Data enfrentados em diferentes áreas de conhecimento

Os Acadêmicos Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Eliete Bouskela, Jailson Bittencourt de Andrade e Wanderley de Souza integram o Conselho Administrativo do LIneA. Já os Acadêmicos Beatriz Barbuy, Marcia Barbosa e Pedro Leite da Silva Dias atuam no Conselho Técnico-Científico. 

Relato de experiência

O ex membro afiliado da ABC Rogerio Riffel, eleito para o período de 2016 a 2020, é usuário do sistema. Ele explicou que o Jupyter Hub é um robô. “O pesquisador acessa on-line um cluster de computadores que têm uma série de ferramentas rodando e, através do navegador, ele pode utilizar essas ferramentas para fazer análise dos seus dados científicos, fazer gráficos, enfim, várias coisas.”

Mas o diferencial do Jupyter, em relação ao Colab do Google, por exemplo, é que o LIneA oferece suporte para o uso da ferramenta. “O pesquisador tem suporte do time de TI, que é super especializado em análise de grandes bancos de dados”, relata Riffel, que é astrônomo e atua na Universidade Federal do Rio Grande do  Sul (UFRGS). Ele explica que essa ferramenta é muito útil para todo tipo de ciência que envolva análise de dados, pois tem alto processamento por trás. “O pesquisador tem acesso a armazenamento, a processamento rápido dos dados, que podem ser estrelas, galáxias, bancos genéticos, bancos de informação de plantas, de clima, enfim, o que cada um estiver interessado em estudar”, finalizou Riffel.