A diretora da ABC Mercedes Bustamante participou do segundo episódio da série de podcasts Science in times of crisis (Ciência em tempos de crise, em tradução livre), lançado no dia 8/12 pelo International Science Council (ISC), organização não governamental com uma associação global única que reúne mais de 200 associações e associações científicas internacionais, bem como organizações científicas nacionais e regionais, incluindo academias e conselhos. A presidentee da ABC, Helena Nader, é Membro do Subcomitê de Ciência do Conselho de Administração do ISC.

Neste episódio, foram explorados dois exemplos, um temático e outro em nível de país, que destacam a maneira como os interesses nacionais percebidos podem impactar as capacidades da ciência colaborativa, da comunidade científica e da sociedade. Exploramos duas questões principais – em primeiro lugar, a pandemia de covid-19 e a crise da AIDS e, em segundo lugar, o tumultuado nexo ciência-política do Brasil em questões como mudança climática e a floresta amazônica.

Participam Salim Abdool Karim, epidemiologista líder mundial em doenças infecciosas clínicas, amplamente reconhecido por suas contribuições científicas e de liderança nas pandemias de HIV/AIDS e COVID-19 e Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília, Brasil, e membro do Academia Brasileira de Ciências, que contribuiu para conversas multilaterais vitais sobre ecossistemas, uso da terra e mudanças climáticas.

Ao longo de cinco episódios, lançados em todas as quintas-feiras de dezembro, esta série pretende explorar o que significa viver em um mundo em crise e instabilidade geopolítica para a ciência e os cientistas. Pesquisadores de renome fornecerão relatos detalhados da complicada relação entre geopolítica e ciência, perguntando o que podemos aprender com o passado, os desafios do presente e que soluções diplomáticas podemos começar a implementar no futuro para garantir um setor de ciência mais resiliente.

Assista aqui!