No dia 28 de novembro, a Aliança de Organizações Científicas Internacionais (ANSO) realizou reunião virtual de seu comitê executivo. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi representada no encontro por sua presidente, Helena B. Nader. Na reunião, foi feito também um balanço da situação atual da organização e das principais atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, bem como projetos e iniciativas a serem desenvolvidos em 2023.

Em sua participação, a presidente da ABC destacou a necessidade da ANSO ter uma atuação coordenada (e até mesmo conjunta, eventualmente) com outras organizações científicas internacionais, como o Parceria InterAcademias (IAP), o Conselho Internacional de Ciência (ISC) e a Academia Mundial de Ciências (TWAS). Desta forma, evita-se a duplicação de esforços e a competição entre tais organizações. Ela também lembrou a importância de ações da comunidade científica internacional na defesa de cientistas, Academias e organizações perseguidos em seus países.

Ao final da reunião, o presidente da ANSO, Chunli Bai, agradeceu a participação de Luiz Davidovich no comitê executivo da aliança até maio. Como a representação é exercida pela presidência da ABC, Helena B. Nader assumiu esse papel com a posse da nova diretoria.