É com muita felicidade que anuncio aos colegas da Academia Brasileira de Ciências (ABC) que acabamos de publicar um fascículo especial (94 Suppl. 1) sobre pesquisas realizadas em um dos lugares mais remotos dao nosso planeta: a Antártica! A proposta nasceu dentro da Comissão Editorial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) e foi encampada pelos editores desse fascículo: o colega acadêmico Jefferson Cardia Simões, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro titular da ABC; o Dr. Marcelo Leppe Cartes, do Instituto Antártico Chileno e Juliana M. Sayão, membro afiliado da ABC no período 2014-2018 e professora do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O fascículo faz uma linda homenagem a um dos principais pesquisadores brasileiros que atuaram na Antártica, o geólogo e membro titular da ABC, prof. Antônio Carlos Rocha-Campos (1937-2019). O seu pioneirismo na pesquisa antártica fez dele o primeiro brasileiro a presidir o Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (SCAR). No fascículo é apresentado um obituário desse importante pesquisador.

Ao todo, são 57 artigos cobrindo uma grande variedade das áreas abordadas pela AABC: Geociências (25), Microbiologia (11), Ecossistemas (7), Ciências do Solo (3), Ciências Sociais (3), Paleontologia (2), Ciências da Saúde (2), Ciência Animal (2), Biologia Celular e Molecular (1) e Ciências Químicas (1). Na apresentação do fascículo, os editores também destacam a atuação brasileira no continente gelado, enquanto o editorial tece comentários sobre a necessidade de se investir na pesquisa antártica.

Lembro que um resumo de todos os trabalhos desse fascículo pode ser obtidos na Newsletter 53 e que o fascículo 94 Suppl.1, como todos os fascículos da revista – podem ser acessados – sem custo – no portal do SciELO. 

Pedimos para divulgar para colegas e alunos, tanto no país como no exterior!


Alexander Kellner e Jefferson Simões estarão no Canal Antártico da UFRGS no dia 11 de julho, 2a feira, às 18h. Confira!