Os presidentes da Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entregaram ao ministro Paulo Alvim (MCTI), em 15/6, uma carta conjunta referente à proposta de Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI) que foi colocada para consulta pública sem debate anterior. 

A carta ressalta que qualquer política pública deve, em primeiro lugar, estar em conformidade com a Constituição Federal, “que já no seu art. 3º define os objetivos fundamentais do Brasil, enquanto República Federativa, destacando-se a erradicação da pobreza e das desigualdades regionais, a formação de uma sociedade livre, justa e solidária, o fim de toda sorte de discriminação e o desenvolvimento nacional.

A seguir, aponta diversos tópicos que precisam de esclarecimento, deixando clara a necessidade de discussão ampla entre os setores, seguida por aprimoramento da proposta. 

Além de esclarecer o conceito de “política de CTI”, a carta por fim afirma que a ciência é para a sociedade e que é fundamental que essa sociedade possa debater e expressar claramente o que quer e o que espera da ciência, tecnologia, inovação e educação no país. 


Acesse a carta na íntegra aqui!