A Academia Brasileira de Ciências  (ABC) elegeu, pela primeira vez em seus 105 anos, uma mulher para a presidência. A eleição de Helena Nader, biomédica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi definida na Assembleia-Geral desta terça-feira (29). Helena encabeçou a chapa única que concorreu ao pleito.  Ela será empossada durante a Reunião Magna da ABC, entre 3 e 5 de maio de 2022, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e assume o cargo para o triênio 2022-2025. O voto na ABC não é obrigatório. Dos 568 membros habilitados pra votar, 420 votaram

Vice-presidente da ABC desde 2019, a pesquisadora vai assumir a cadeira do físico Luiz Davidovich. O químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuante no Centro Universitário Senai-Cimatec, ocupará a vice-presidência na nova Diretoria. Os outros membros da nova gestão podem ser conferidos no site da ABC

Helena se considera “uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar agora presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira”.

Ao longo de sua carreira, Helena aliou as atividades de pesquisa ao exercício de cargos administrativos em destacadas instituições científicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, 2011-2017), onde atualmente é presidente de honra, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010) e é co-presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas).

Bacharel em ciências biomédicas pela Unifesp e licenciada em biologia pela Universidade de São Paulo (USP), Helena tem como objeto de pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. A pesquisadora é bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou mais de 380 artigos em qualificadas revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores.

Helena nasceu na cidade de São Paulo, em 1947, e passou a infância com os pais e a irmã na capital paulista e em Curitiba (PR), para onde seu pai foi transferido. Ainda na adolescência, teve sua primeira experiência acadêmica no exterior, ao cursar o último ano do ensino médio nos Estados Unidos. Depois da graduação, ingressou direto no doutorado em ciências biológicas na Unifesp, sob a orientação do Acadêmico Carl Peter Von Dietrich (1936-2005), que viria a ser seu companheiro por 22 anos e pai de sua filha Julia. Em 1977, fez um pós-doutorado na mesma área pela Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos).

Sua brilhante atuação como cientista foi reconhecida por importantes distinções acadêmicas, como o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia 2020, concedido pelo CNPq, Fundação Conrado Wessel (FCW) e Marinha do Brasil; o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher (2020);  o Prêmio Scopus 2007, concedido pela Elsevier e pela Capes; o  título de professora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2005; o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2022; e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2008, outorgada pelo governo do Brasil.

Além de membro titular da ABC, Helena também é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês). A professora também se destacou, desde o início da carreira, pelo posicionamento ativo em defesa da ciência, tecnologia, inovação e educação brasileira, expresso em artigos publicados recentemente no Estadão, na revista Piauí e na Folha de S.Paulo. Promover a igualdade de gênero e pluralidade na ciência também são pautas prioritárias para Helena.

Resultado reforça movimento ativo da ABC por maior representatividade

O resultado da eleição reforça um movimento ativo da ABC por maior representatividade de gênero em seus quadros. Recentemente, a Academia também elegeu, em um resultado inédito, mais mulheres do que homens como membros titulares para o ano de 2022. Foram escolhidos 13 nomes para a categoria, dos quais oito são mulheres.

Embora o cenário esteja avançando, historicamente, foram poucas as mulheres em cargos de liderança em academias e instituições pelo mundo. Nélida Piñon e Ana Maria Machado são as duas únicas presidentes mulheres da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde sua fundação, em 1897. Na Academia Nacional de Medicina (ANM), fundada em 1829, ainda não constam regentes do gênero feminino.

Em nível internacional, dentre os 303 presidentes da tradicional Academia Francesa de Ciências (ASF, sigla em francês), cuja fundação data de 1699, há apenas uma mulher: a bioquímica Marianne Grunberg-Manago (1995-96). A Royal Society, fundada em 1660, nunca foi presidida por uma mulher e a primeira presidente mulher da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS, sigla em inglês), fundada em 1863, é a atual, eleita em 2016, Marcia Mc Nutt. Alemanha, Inglaterra e Itália não tiveram presidentes do gênero feminino em sua história secular. Assim, a eleição de Helena Nader como presidente da Academia Brasileira de Ciências é um marco internacional na história das academias científicas.

Renovação nas Comissões

Na mesma Assembleia Geral Ordinária em que a eleição de Helena Nader foi confirmada, foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal e da Comissão de Seleção.

Para o Conselho Fiscal da ABC foram eleitos os acadêmicos Eliete Bouskela, Fernando Cosme Rizzo Assunção, José Roberto Boisson de Marca, Mara Helena Hutz e Renato Machado Cotta.

Na Comissão de Seleção, foi renovado um terço dos membros. Tomarão posse em maio na área de Ciências Matemáticas, a Acadêmica Maria José Pacifico; na área de Ciências Biomédicas, as Acadêmicas Célia Regina da Silva Garcia e Regina Pekelmann Markus; e na área de Ciências Sociais, a acadêmica Nadya Araujo Guimarães. Todos os mandatos serão vigentes de maio de 2022 a maio de 2025.


REPERCUSSÃO NA MÍDIA:

ESTADÃO, 30/3
Pandemia foi trágica para mulheres, diz 1ª a comandar Academia Brasileira de Ciências
FOLHA DE S. PAULO, 30/3
‘Precisamos de uma revolução na educação’, diz 1ª mulher a presidir Academia Brasileira de Ciências
FOLHA DE S. PAULO, 1/4

Por mais Helenas na Ciência
O GLOBO, 30/3
“A ciência brasileira não é inclusiva”, diz primeira mulher eleita para presidir Academia Brasileira de Ciências
COLÉGIO DANTE ALIGHIERI, 30/3
Ex-aluna do Dante, Helena Nader é eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências
CLAUDIA, 31/3
Helena Nader, a primeira presidente da Academia Brasileira de Ciências
PORTAL SBPC, 30/03
SBPC manifesta seu júbilo pela eleição de Helena Nader como a primeira mulher presidente da ABC
REVISTA GALILEU, 30/3
Helena Nader, a 1ª mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências
RÁDIO EBC, 31/3
Biomédica é a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências
TECMUNDO, 31/3
Academia Brasileira de Ciências terá mulher no comando pela primeira vez
CORREIO BRAZILIENSE, 5/4
Após 105 anos, Academia Brasileira de Ciências é presidida por mulher
AGÊNCIA BRASIL, 9/7
“Sem educação não tem ciência”, defende Helena Nader