O Programa de Mudanças Climáticas e Saúde da Parceria InterAcademias (IAP) é uma iniciativa inter-regional que busca trazer soluções de adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas na saúde humana. Como representante das Américas, a Rede InterAmericana de Academias de Ciência (IANAS) ficou responsável por redigir o relatório para o continente, que será lançado oficialmente em 8 de março de 2022.

Uma prévia do relatório foi disponibilizada em novembro de 2021. O documento traz análises dos principais problemas de saúde que são agravados pelas mudanças climáticas em cada região das Américas. São explorados estudos de caso que contextualizam problemas e soluções para diferentes localidades. A prévia destaca também a necessidade de colaboração entre os sistemas de saúde dos países americanos e o papel crucial que o combate às desigualdades cumpre na luta contra o aquecimento global.

A mensagem do relatório é clara: as mudanças climáticas já são realidade nas Américas. Eventos climáticos extremos estão cada vez mais frequentes e isso tem impacto direto em nossa saúde e qualidade de vida.

Confira a prévia do relatório.