A bióloga Alicia Kowaltowski, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), publicou uma nota sobre os novos cortes de recursos para a ciência brasileira na seção de correspondências da revista Nature.

Confira a nota completa traduzida:

Cientistas brasileiros enfrentam cortes de 90% no orçamento

Uma proposta de redução no orçamento federal da Ciência do Brasil em mais de 90% foi aprovada pelo nosso presidente. O futuro imediato de todos os projetos em andamento, incluindo milhares de bolsas de pesquisa, bem como bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores, é incerto. Isso em uma nação que luta contra crises de energia, saúde pública, clima, água, biodiversidade e muito mais.

A prática científica no Brasil há muito tempo é subfinanciada pelo governo federal. O apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atingiu o pico em 2016 em cerca de US$ 600 milhões e tem diminuído continuamente desde então, atingindo o mínimo histórico de US$ 218 milhões em 2021.

Como resultado, a convocação deste ano para bolsas de pesquisa limitou os orçamentos em menos de US $ 1.700 por membro do corpo docente por ano – nem mesmo o suficiente para cobrir o custo de muitos reagentes únicos e tornando impossível o trabalho de bancada dos laboratórios. Muitos pesquisadores, inclusive eu, decidiram não se inscrever.

É nesse cenário sombrio que, em 8 de outubro, o governo cortou violentamente os já escassos recursos do CNPq, alegando que os recursos não estavam sendo usados. No entanto, esses repasses ainda não começaram devido a atrasos na alocação. As inscrições do CNPq estão sendo analisadas apenas agora.

Alicia J. Kowaltowski

fonte: Twitter @aciespsp