No dia 5 de maio foi realizado mais um encontro do Comitê Executivo da Iniciativa de Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br). O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a vice-presidente, Helena B. Nader, integram o Comitê. 

Na pauta, algumas ações a serem propostas apra os dias que se seguem à reunião, visando a disponibilização dos recursos integrais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) ainda em 2021, levando em conta a promulgação da Lei Complementar 177/2021. As entidades promoverão uma série de ações para garantir apoio à causa tão importante para o Brasil.

Também foi discutida a questão do orçamento das universidades e institutos federais, que sofreu redução ainda maior do que a prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) no momento de sua promulgação. 

Além dos representantes da ABC, participaram o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino; a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral; o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Acadêmico, Odir Dellagostin;  o reitor do Instituto Federal do Pará, Claudio Alex Jorge da Rocha; o ex-deputado federal e ex-ministro de CT&I, Celso Pansera; o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili; e o membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics), Hideraldo Luiz de Almeida.