WEBINÁRIOS DA ABC
Ed. 32 | Genética, Vacina e COVID-19
3ª feira, 9 de março, 16 às 18h (GMT-3)
Por que as pessoas com COVID-19 têm sintomas tão diferentes? Por que em algumas famílias ou grupos algumas pessoas se contaminam e outras não? Porque a forma grave atinge determinadas pessoas, às vezes independentemente de comorbidades? O que a ciência brasileira está fazendo de novo para lidar com estas questões?
Comemorando o Dia Internacional da Mulher, a ABC convidou para debater o tema:
Mayana Zatz (USP), Leda Castilho (UFRJ), Selma Jerônimo (UFRN) e Mara H. Hutz (UFRGS)
“Diferentes abordagens utilizadas para investigar quanto o genoma de pessoas infectadas pelo SARS-Cov-2 influencia a enorme variabilidade clínica da COVID-19”
Professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco e o INCT Envelhecimento e Doenças Genéticas. É membro titular da ABC e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Ganhou o Prêmio L’Oréal Internacional Para Mulheres na Ciência em 2001.
- Leda Castilho
“Desenvolvimento de testes, medicamentos e uma vacina recombinante para COVID-19”
Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Engenharia Química (Coppe/UFRJ), onde criou e coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias para produção de biofármacos e vacinas. É também docente do Programa de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período 2009-2013.
- Selma Bezerra Jerônimo
“Evolução da infecção por Sars-CoV-2: aspectos relativos ao diagnóstico, evolução clínica e imunidade de manada (Rio Grande do Norte).”
Professora titular do Departamento de Bioquímica e diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais. Presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, membro da Academia de Ciências da América Latina (Acal).
- Mara Helena Hutz
“Imunogenética e suscetibilidade ao Sars-CoV-2 em populações nativas sul-americanas”
Professora titular de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na Divisão de Genética Pediátrica da Johns Hopkins School of Medicine, nos EUA. Busca determinar a suscetibilidade genética de distúrbios neuropsiquiátricos, doenças infecciosas e farmacogenômica em populações altamente miscigenadas. É membro titular da ABC e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).
Acadêmicos e jornalistas receberão link exclusivo, fiquem atentos ao e-mail e WhatsApp
ASSISTA EM: www.abc.org.br/transmissao