A ABC, a Fapesp, o World Data System (WDS-ISC) e a Research Data Alliance (RDA) promovem virtualmente a segunda edição do “Latin America and Caribbean Scientific Data Management Workshop”.

O evento é coordenado pela Acadêmica Claudia Bauzer Medeiros, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Ciência Aberta da ABC, e será realizada em inglês, sem tradução. Essa atividade será uma continuação do “1º Workshop Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe”, realizado em 2018, na sede da ABC.

O workshop será centrado em discussões sobre as melhores práticas de gerenciamento de dados para repositórios e sobre novas tendências e perspectivas para sistemas de dados científicos. Os palestrantes convidados se concentrarão em analisar e encontrar soluções concretas para alguns dos problemas técnicos, políticos e de infraestrutura da área.

No primeiro dia do workshop (10/02), serão realizadas as sessões de abertura e introdução e haverá um painel sobre o gerenciamento de dados científicos nas áreas da saúde e do meio ambiente. O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Luiz Eugênio Mello estarão na abertura, enquanto que o Acadêmico Mauricio Lima Barreto participará do painel, que será moderado por Claudia B. Medeiros.

Já o segundo dia de atividades (24/02) será totalmente dedicado a apresentações de especialistas sobre a criação e manutenção de repositórios confiáveis de dados. Esta sessão será conduzida por especialistas do WDS e da RDA e prevê grande interação com o público.

O compartilhamento de dados científicos é um elemento importante da Ciência Aberta, sendo cada vez mais adotado por pesquisadores do mundo inteiro como forma de acelerar descobertas científicas e aumentar a colaboração entre pesquisadores de todo o mundo. Reconhecendo isto, a ABC publicou, em 2020, um relatório especial sobre abertura e gestão de dados para a ciência.

Conheça os participantes, a programação e inscreva-se AQUI!