Em abril de 2018, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) sediou o workshop Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe (veja a playlist do evento), uma parceria entre a ABC, o Museu do Amanhã e o World Data System do Conselho Internacional de Ciência (ISC-WDS, na sigla em inglês).

Os Acadêmicos presentes foram unânimes em reconhecer a necessidade de que os temas do workshop e outros relacionados deveriam ser aprofundados no âmbito da Academia e no contexto do país.

Nesta perspectiva, foi criado pela Diretoria da ABC um Grupo de Estudos com o objetivo de discutir e apresentar iniciativas que possam auxiliar o Brasil a vencer os desafios existentes relacionados à produção, abertura e gestão de grandes volumes de dados no exercício dos diversos campos científicos no país.

Os integrantes do Grupo foram os membros titulares da ABC Alberto Henrique Frade Laender (UFMG), Claudia Maria Bauzer Medeiros (Unicamp), Iscia Lopes-Cendes (Unicamp), Mauricio Lima Barreto (Fiocruz), Marie-Anne Van Sluys (USP) e o membro afiliado da ABC 2018-2022 Ulisses Barres de Almeida (CBPF).

Em meados de 2019, o Grupo começou a trabalhar neste primeiro texto.

Cada seção apresenta considerações sobre um tópico específico levantado pelos membros, que poderá ser expandido em atividades futuras. O objetivo do documento, além de introduzir estes temas, é alimentar o debate e subsidiar posicionamentos da ABC.

Acesse aqui o documento.

Dentre as conclusões do documento, foi destacado que a revolução imposta pelas tecnologias de informação e comunicação vem promovendo mudanças profundas e rápidas na dinâmica e no processo científico, renovando antigos e criando novos desafios, alguns dos quais cobrarão respostas imediatas. O papel e o impacto que a ciência terá na sociedade de amanhã dependerá das decisões tomadas no presente quanto à gestão e ao armazenamento das informações coletadas.Neste sentido, a ciência pode dar uma contribuição cultural relevante à sociedade da era digital, por meio de sua própria orientação positiva, servindo de modelo cultural a outros setores.