Promovido pela Academia Brasileira de Ciências, será realizado na semana de 10 a 14 de fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro, o Fórum Mundial para Mulheres na Ciência – Brasil 2020.

O fórum será dividido em dois eventos: nos dois primeiros dias, 10 e 11, acontecerá na Academia Brasileira de Ciências (ABC) o workshop Habilidades para Comunicação e Liderança em um Mundo 5G, dedicado a pesquisadores jovens que buscam aperfeiçoar suas habilidades para falar em público, escrever projetos e artigos e coordenar pesquisas e redes de colaboradores; nos três dias seguintes, de 12 a 14, será realizada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) a 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável, que reunirá pesquisadores para pensar sobre o desenvolvimento sustentável num ambiente de diversidade. Serão três dias de apresentações orais, mesas redondas e sessões de posters.

O comitê organizador do Fórum de 2020 é formado por Amal Amim, professora associada do Centro Nacional de Pesquisas do Egito e fundadora da iniciativa, da rede e do movimento de mulheres na ciência sem fronteiras; e, do Brasil, pela diretora da ABC Marcia Barbosa e as ex-afiliadas Carolina P. Naveira-Cotta (2015-2019) e Andrea Simone Stucchi de Camargo (2008-2013). O objetivo do movimento é dar mais visibilidade para as mulheres na ciência, sejam seniores ou jovens, com foco na excelência e na cooperação tanto entre as mulheres como com seus colegas homens nas comunidades científicas. Com isso, pretende-se elevar o valor e o impacto da pesquisa científica em prol de objetivos de desenvolvimento sustentável.

A primeira conferência do fórum aconteceu no Cairo, Egito, em 2017, a segunda em Joanesburgo, na, África do Sul, em 2018, e a terceira, em 2019, novamente no Cairo. O quarto evento, que acontecerá pela primeira vez fora do continente africano, conta com o apoio da ABC.

A lotação dos eventos já foi atingida, mas a conferência de 12 a 14/2 será transmitida em tempo real no site da ABC. Acompanhe, também, a cobertura jornalística do Fórum pela internet:

• Site: www.abc.org.br
• Facebook: www.facebook.com/abciencias/
• Twitter: www.twitter.com/abciencias
• Instagram: www.instagram.com/abciencias/
• Canal da ABC: www.youtube.com/academiabrasciencias

Leia mais:

Mulheres da ciência rumo às mídias sociais

Rio de Janeiro sedia Fórum Mundial para Mulheres na Ciência