A PUC-Rio acaba de conceder a dois professores do seu Centro Técnico Científico (CTC) o título de Professor Emérito, a mais alta categoria a ser atingida na universidade. Foram contemplados a professora Ângela Wagener (foto ao lado), do Departamento de Química, e o professor Nélio Pizzolato, do Departamento de Engenharia Industrial (DEI). Ambos com mais de 40 anos dedicados à PUC-Rio, os professores têm um currículo que justifica a votação unânime no respectivo Conselho Universitário.
Ângela Wagener tem larga experiência em pesquisas e diagnósticos marinhos e ambientais, lidera um laboratório de pesquisa e já conquistou honrarias nacionais e internacionais. Além de membro da Academia Brasileira de Ciências, Wagener integra comitês estrangeiros ligados à área de Oceanografia Química. A professora presta ainda consultoria científica a agências de fomento, instituições governamentais e ONGs nacionais e internacionais, além de empresas do setor de petróleo e meio ambiente, entre outras. É pesquisadora 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj desde os primórdios do programa. Formou a maioria dos oceanógrafos químicos pós-graduados do país.
Nélio Pizzolato, por sua vez, contribuiu com diferentes eixos de avaliação docente nos 45 anos como professor na PUC-Rio. Exerceu vários cargos administrativos no DEI, incluindo o de diretor, coordenador de pós-graduação e de graduação, todos por longos mandatos. Possui uma excelente visibilidade nacional (com destaque para a sua intensa participação na Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), tendo sido Presidente da mesma) e internacional (participou de várias iniciativas através de projetos de intercâmbio com várias instituições em partes diferentes do mundo e trouxe muitos professores do exterior para serem visitantes do departamento).