Membro Titular da ABC e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Gattass será laureado com a edição de 2013 da Medalha Neurociências Brasil. Idealizada pelo também Acadêmico Stevens K. Rehen durante seu mandato como presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) – uma instituição que congrega pesquisadores, pós-graduandos e estudantes envolvidos em estudos sobre o sistema nervoso – a distinção passou a ser concedida anualmente a neurocientistas brasileiros de destaque na área.

As sete medalhas concedidas pela SBNeC até o presente ano foram destinadas a Membros da ABC devido à inquestionável importância de suas pesquisas para a neurociência nacional. No site da Sociedade, é possível conferir vídeos correspondentes a cada um dos premiados. Os Acadêmicos ganhadores da Medalha Neurociências Brasil foram Carlos Eduardo Guinle Rocha Miranda (2006), Iván Antonio Izquierdo (2007), Frederico Guilherme Graeff (2008), Eduardo Oswaldo Cruz (2009), Dora Selma Fix Ventura (2010), Elisaldo Carlini (2011) e Fernando Garcia de Mello (2012).

Um especialista da neurofisiologia

Graduado em medicina pela UFRJ, também foi lá que Gattas obteve seu título de PhD em ciências biológicas. De 1978 a 1980, ele viajou ao exterior e atuou como pesquisador visitante na Universidade de Princeton. Ainda nos Estados Unidos (EUA), o Acadêmico trabalhou no National Institute of Mental Health (NIMH). Com 65 artigos publicados e cerca de 3.194 citações, o professor é Comendador e Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico, honrarias da Presidência da República. A especialidade de Gattass é a fisiologia. Envolvido em pesquisas que dão ênfase à neurofisiologia, seus principais temas de interesse são córtex visual, córtex extraestriado, áreas visuais, conexões, topografia e propriedades funcionais.