Brasília vai sediar, nos dias 21 e 22 de agosto, o 7º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 (FMC), que tem como tema central “Ciência para o Ambiente e a Justiça Social”. O evento acontece no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), da Universidade de Brasília (UnB). Esse será o encontro que antecede o FMC 2013, que ocorre em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Esse encontro seria realizado em julho, mas teve sua data adiada para agosto.

Nos dois dias serão discutidos temas como os desafios da ciência para o ambiente natural; os desafios para a nova realidade social e urbana; ciência, qualidade de vida e justiça social; cooperação e construção de políticas de internacionalização do conhecimento, além de debates como: cerrado e desenvolvimento sustentável; o papel da ciência na promoção da justiça social, entre outros.

A inscrição para o encontro pode ser feita pelo site do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, no endereço http://fmc.cgee.org.br/. Estão previstas as participações de pesquisadores nacionais, de especialistas na área científica e de representantes do governo federal e de instituições de ensino do centro-oeste e de outras localidades do País.

Quatro temas transversais são comuns a todas as edições dos Encontros: Educação em ciência; Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; Ética na ciência; Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Desde agosto do ano passado já foram realizados seis encontros, em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife e Porto Alegre.

O 7º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em conjunto com a Universidade de Brasília, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e outros órgãos.

Fórum Mundial de Ciência 2013

O Fórum Mundial de Ciência será realizado, nos dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que um país fora da Europa irá sediar o encontro, que tradicionalmente acontece em Budapeste, na Hungria.

O FMC é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICS), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Science for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O MCTI, em colaboração com as principais instituições científicas e tecnológicas brasileiras e governos da América Latina e Caribe, iniciou em 2009 um conjunto de ações com vistas à elaboração de uma estratégia regional do setor de CT&I para as próximas décadas.

O principal resultado foi a formalização de uma Declaração Regional sobre o tema, cujo eixo principal é o estabelecimento de um plano estratégico regional orientado à resolução de problemas comuns que afetam esses países e à necessidade de introdução da temática da inclusão social nas políticas nacionais de CT&I.

Essa iniciativa resultou na indicação da cidade do Rio de Janeiro para sediar a edição 2013 do Fórum Mundial de Ciência, que terá como tema central “Ciência para o desenvolvimento global”.

Ao final de 2011, com a participação de um conjunto de agentes que compõem o sistema nacional de CT&I, foi criada a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, formada por representantes de 12 entidades do setor, que tem como missão a preparação, programação temática e coordenação institucional do Fórum Mundial a ser realizado em novembro de 2013. São eles: MCTI, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos Estaduais de CT&I (Consecti), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Serviço

7º Encontro Preparatório do Fórum Mundial da Ciência (FMC)
Data: 21 e 22 de agosto
Hora: 8h às 18h
Local: Auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec)/UnB