A edição de 2012 do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo jornal O Globo, homenageou dois membros da ABC, que se destacaram pelos importantes trabalhos em suas respectivas áreas de atuação. Em 2011, o presidente da ABC, Jacob Palis, já havia sido homenageado na categoria “Ciência/História”. Trata-se de um reconhecimento ao grande progresso que a ciência brasileira vive atualmente.

Neurocientista da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN), no Rio Grande do Norte, Miguel Nicolelis foi o vencedor da categoria “Personalidade do Ano”. Seu grupo de pesquisa nos EUA atua em um campo chamado de “interface cérebro-máquina”, cujo objetivo é tornar possível mover membros virtuais – externos ao corpo – apenas com a força da mente. Leia aqui a matéria do jornal sobre o trabalho de Nicolelis.

Já o Membro Afiliado da ABC e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ Stevens Rehen ganhou a categoria “Ciência/História”. Juntamente com o seu grupo de pesquisa do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE-UFRJ), o bioquímico utiliza a técnica de reprogramação celular para estudar doenças. Recentemente, ao reprogramar células da pele de pessoas com esquizofrenia e transformá-las em neurônios, ele identificou distúrbios no metabolismo desses pacientes, um feito inédito no mundo. Clique aqui para ler a matéria dO Globo sobre o cientista.

Para conferir na íntegra o especial sobre o prêmio e os vencedores das outras categorias, clique aqui.