Outro evento científico organizado pela ABC e Academia Leopoldina dentro do Ano da Alemanha no Brasil foi o Simpósio Gerontologia e Doenças Cronodegenerativas, realizado em São Paulo, com o apoio do InCor, no dia 17 de novembro. Na abertura do Simpósio, falaram os seus coordenadores: o Acadêmico Eduardo M. Krieger (ABC) e o Prof. Detlev Ganten (Leopoldina), além do diretor do InCor Noedir Stolf.


Frente: Pierluigi Nicotera; Eduardo Krieger, Noedir Stolf,Detlev Ganten, Protasio Lemos da Luz, Andreas Pfeiffer, Wagner Gattaz
Atrás:Klaus-Michael Debatin, Michael Bader, Mario Saad, José Eduardo Krieger

O tópico relativo ao câncer foi abordado pelo Prof. Klaus-Michael Debatin (Medical Faculty University ULM), que apresentou os dados referentes à especialidade na Alemanha e o Acadêmico Ricardo Brentani (Hospital A.C. Camargo) apresentou a experiência do Brasil nessa área.

Na área de doenças cardiovasculares, o Acadêmico Protásio Lemos da Luz (InCor) discorreu a respeito da importância da qualidade de vida para prevenção da doença coronária. o Acadêmico José Eduardo Krieger (InCor) mostrou a experiência brasileira no uso de células-tronco em cardiopatias e o Prof. Michael Bader (MDC Berlin Buch) relatou as experiências no uso de animais transgênicos para estudos em cardiologia.

Enfocando as doenças neurológicas, o Prof. Pierluigi Nicotera (German Center for Neurodegenerative Diseases) relatou suas experiências em apoptose nas doenças neurológicas e o Prof. Wagner Gattaz (IPq-USP) discorreu acerca da experiência brasileira no uso de lítio em psiquiatria.

No campo da diabetes, o Prof. Andreas F.H. Pfeiffer (German Institute of Human Nutrition – DIFE Postdam) relatou a experiência alemã e particularidades da fisiopatologia da enfermidade, enquanto que o Prof. Mario Saad (Unicamp) mostrou dados de seu grupo de pesquisa sobre o mecanismo da resistência à insulina.

Os cientistas alemães tiveram a oportunidade de visitar as instalações de pesquisa da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital A.C. Camargo. O Simpósio propiciou também discussões a respeito de futuras colaborações entre os grupos da Alemanha e do Brasil na área de saúde.