A Acadêmica e cientista política Lourdes Sola, segunda mulher a ocupar a posição de presidente da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA, na sigla em inglês), acaba de ter o mandato de três anos concluído. O órgão, cuja sede é em Montreal, no Canadá, acaba de completar 60 anos e ainda conta com a participação de Lourdes, agora como membro do Conselho Executivo, com responsabilidades funcionais: chair do Comitê de Organização e Procedimentos.

No início do ano, a Acadêmica, doutorada em Ciência Política pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e pós-doutorada pelo Instituto Kellog de Estudos Internacionais, Universidade de Notre Dame, Estados Unidos, foi eleita para a Rede de Desenvolvimento Global (GDN, na sigla em inglês), que visa promover estudos sobre desenvolvimento econômico e redes locais de pesquisas nas áreas em questão.

Já no final de 2008, Lourdes havia sido eleita para o Conselho Diretor do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA, na sigla em inglês), uma das instituições internacionais de promoção da democracia mais reputadas, cuja sede localiza-se em Estocolmo, na Suécia. No mesmo ano foi eleita também para membro do Comitê Executivo do Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), vinculado à Unesco, com sede em Paris, na França.

Atualmente, Lourdes é professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) e conselheira de Políticas Públicas da instituição, onde coordena um projeto de pesquisa em Política Comparada. Com experiência na área de Ciência e Economia Política – com ênfase em Estrutura e Transformação do Estado, Teoria Democrática e Política Comparada – a Acadêmica co-editou o livro Statecrafting Monetary Authority: Democracy and Financial Order in Brazil, finalizado pelo Centro para Estudos Brasileiros, em Oxford, na Inglaterra. No ano de 2002, recebeu do governo brasileiro a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.