Prêmio da Tailândia vai para Acadêmico de São Paulo.


Sua Majestade, o Rei da Tailândia, acompanhado por Sua Alteza Real, a Princesa Maha Chakri Sirindhorn, entregaram no dia 28/1 o Prince Mahidol Award 2008 aos homenageados do ano, oferecendo um jantar após a cerimônia de premiação. Na área de Medicina, o prêmio foi conferido ao Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), o Acadêmico Sérgio Henrique Ferreira.

As descobertas do cientista levaram ao desenvolvimento de uma nova categoria de drogas antihipertensivas, sendo a primeira delas denominada de captopril, reconhecida mundialmente por sua ação hipertensiva especialmente em pacientes diabéticos, portadores de doenças renais e inflamatórias. A droga reduziu muito o número de pacientes que faleciam em função de congestão cardíaca.

Sergio Henrique Ferreira recebe o prêmio do Rei da TailândiaFerreira descobriu também o mecanismo pelo qual antiinflamatórios não esteróides funcionam e estudou um mecanismo básico envolvendo a hiperalgesia inflamatória. Esse estudo levou ao desenvolvimento de uma classe específica de analgésicos que aliviaram as dores de milhões de pacientes ao redor do mundo.

O pesquisador recebeu o prêmio em Bangkok, onde passou uma semana fazendo visitas culturais e científicas. Ferreira encontrou-se com o embaixador brasileiro Edgard Telles, participou de um seminário de epidemiologia e proferiu duas conferências.

Criada em homenagem ao Príncipe Mahidol of Songkla por suas contribuições exemplares ao avanço da Medicina, da saúde pública e serviços humanitários na Tailândia, a Prince Mahidol

Award Foundation tem como objetivo premiar indivíduos ou instituições por pesquisas de ponta nas áreas citadas que tragam benefícios e bem-estar à humanidade.