pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO TITULAR

Sérgio Henrique Ferreira

(FERREIRA, S. H.)

04/10/1934
Brasileira
29/03/1984

O Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira diplomou-se médico em 1960 pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Em 1961 começou a trabalhar no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto sob a orientação do Prof. Rocha e Silva, e detectou no veneno da Bothrops jararaca uma substância que potenciava intensamente os efeitos farmacológicos da bradicinina. Estes estudos foram o ponto de partida para o desenvolvimento da mais nova classe de substância hipotensora existente atualmente em Medicina. Cientistas de indústrias internacionais de medicamentos baseados em observações do Prof. Ferreira desenvolveram um medicamento sintético e com vantagens sobre as substâncias presentes no veneno da jararaca pois era mais potente e podia ser administrada oralmente. Este grupo de substâncias é conhecido como inibidores da conversão da angiotensina pois no organismo não permite a conversão da angiotensina I em angiotensina II sendo esta a forma ativa em promover hipotensão. Hoje existem mais de 20 substâncias semelhanates a primeira sintetizada pela Squibb (Captopril, Capoten no Brasil) cuja venda mundial ultrapassa a cifra de 8 bilhões de dólares. Mas o uso deste medicamento tende a aumentar pois recentemente descobriu-se que na insuficiência cardíaca e na lesão devido ao infarto do miocárdio, a potenciação dos efeitos da bradicinina possui um efeito cardio protetor. Por estes estudos o Prof. Ferreira juntamente com os cientistas da Squibb, Drs. Ondetti e Cushman recebeu em 1983 o Prêmio CIBA AWARD FOR HYPERTENSION RESEARCH outorgado pela American Heart Association. Recentemente, 1990, a Sociedade de Hipertensão Norueguesa instituiu o Prêmio “”Ferreira Award”” para os pesquisadores cujas pesquisas se sobressaíssem na área de hipertensão.
Todavia o Prof. Ferreira também é reconhecido internacionalmente por sua contribuição na área de analgésicos antiinflamatórios. Ele participou nos experimentos pioneiros que levaram ao descobrimento do mecanismo de ação das drogas do tipo da aspirina conjuntamente com o Prof. John R. Vane o qual por sua contribuição nesta área ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 1982. O seu grupo de pesquisa, em Ribeirão Preto, descobriu o mecanismo de ação analgésica periférica da dipirona e propôs o desenvolvimento de drogas opiáceas de ação periférica. Estes estudos tem levado ao desenvolvimento de novas substâncias analgésicas de ação periférica. Pelos seus trabalhos em inflamação e analgesia recebeu em 1990 “”The Scientific Merit Award”” dada pela Interamerican Society for Clinical Pharmacology and Therapeutics. Como reconhecimento pela sua carreira científica recebeu The Award of the Third World Academy of Sciences.
O Prof. Ferreira também exerce um papel de liderança na comunidade científica brasileira e tem contribuído com a Saúde Pública brasileira através sua participação em comissões e órgãos públicos relacionados com o Controle de Medicamentos. Ele foi Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, encerra este ano (1997) seu mandato como Presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE) que congrega as mais importantes sociedades da área biomédica experimental. É um dos fundadores e um dos diretores do Brazilian Journal of Medical and Biological Sciences , a revista brasileira de maior impacto internacional na área de biociências. O Prof. Ferreira foi Presidente da Comissão Nacional de Medicamentos (1988-1989) e Vice-Diretor e Diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (1989-1990).
Há trinta anos o Prof. Ferreira é professor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde fez toda sua carreira universitária e científica. Sob sua orientação formaram-se em pós-graduação em Farmacologia 16 mestres e 12 doutorandos. Possui mais de 160 publicações em revistas científicas internacionais.
Pela relevância de seus trabalhos científicos recebeu em 1990 The Scientific Merit Award oferecido pela Intaramerican Society for Clinical Pharmacology and Therapeutics e a The Award of The Third World Academy of Sciences.
É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe da Grã-Cruz e é membro do Conselho de Ciência & Tecnologia da Presidência da República.
Recentemente foi eleito Presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC).