pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO TITULAR

Welington Celso de Melo

(DE MELO, W.)

17/11/1946
Brasileira
26/03/1991

Filho de Moacyr Hostalácio de Melo e Maria José Silva de Melo, Welington nasceu em 17 de novembro de 1946, em Guapé, MG, onde nunca morou. Devido ao trabalho do seu pai, inicialmente Coletor da Receita Federal e posteriormente Auditor Fiscal da Receita Federal, fez o 1o. e o 2o. grau em diversos lugares: Três Corações-MG, Anápolis-Go Colégio Diocezano de Maceió-Al, e Colégio Estadual de Belo Horizonte-MG. Fez os dois últimos anos do curso secundário à noite pois trabalhou como funcionário do antigo Banco da Lavoura e chegou a comprar uma banca de jornais. Desistindo da carreira de empresário , demitiu-se do banco, vendeu a banca de jornais e ingressou na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi monitor da Cadeira de Cálculo Infinitesimal e Integral onde organizou seminários com os professores para estudar tópicos de Cálculo Avançado. Nos últimos anos do curso de Engenharia Elétrica já havia decidido pela carreira acadêmica e se preparava para o curso de pós-graduação em Física. No ultimo ano do curso de Engenharia ganhou uma bolsa para o Colóquio Brasileiro de Matemática em Poços de Caldas onde encontrou Elon Lages Lima, diretor do IMPA, que o convidou para fazer o mestrado em Matemática no IMPA.
Logo depois de seu casamento com Gilza, Welington chegou ao IMPA em Janeiro de 1970. O IMPA passava por um período efervescente com a preparação de um congresso internacional de Sistemas Dinâmicos a ser realizado em Salvador Bahia em Julho de 1971. Nesse ambiente progrediu rapidamente e decidiu fazer diretamente o doutoramento. A partir de março ao mesmo tempo que cursava disciplinas do mestrado e do doutorado, participava ativamente dos seminários de pesquisa. No fim do ano foi aprovado no exame de qualificação e em Julho de 1971 já fazia uma palestra no congresso de Salvador sobre sua tese. Depois desse período extremamente produtivo dedicou-se a redação de sua tese e, ao mesmo tempo, viajava todo fim de semana para Belo Horizonte onde, juntamente com o colega Pedro Mendes, ensinava cursos de pós-graduação aos professores do Departamento de Matemática dando inicio ao mestrado naquela instituição. Essas atividades afetaram seu ritmo de pesquisa mas, mesmo assim, concluiu seu doutorado em 1972 sob a orientação de Jacob Palis.

Em setembro de 1972 partiu para um pós-doutorado na Universidade da California em Berkeley onde sofreu grande influencia de S. Smale e também interagiu com R. Bowen, C. Pugh e outros matemáticos Nos últimos meses dos dois anos de pós doutorado visitou a Universidade de Warwick, Inglaterra, onde encontrou um ambiente de pesquisa verdadeiramente intenso. De volta ao Brasil tornou-se pesquisador do IMPA onde trabalha ate hoje.

Em visitas posteriores a Berkeley ficou impressionado com o entusiasmo de Smale com as descobertas do físico Feigenbaum de novos fenômenos quantitativos em sistemas dinâmicos unidimensionais. Posteriormente, em visita ao IHES na França, foi fortemente estimulado por R. Thom a trabalhar em dinâmica unidimensional. Nesse momento, visitava também o IHES o grande matemático J. Milnor que falou sobre seu trabalho conjunto com Thurston sobre o assunto. O interesse de Welington pela área cresceu ainda mais com intensos contactos com D. Sullivan no início dos anos 80. Os trabalhos de Welington nessa área, em conjunto com S.Van Strien, M. Martens e, posteriormente com E. de Faria e A. A. Pinto, são os mais importantes de sua carreira cientifica. Pelo impacto de alguns desses trabalhos foi convidado a proferir uma palestra no Congresso Internacional dos Matemáticos em Berlin, 1998.
No inicio de sua carreira escreveu um livro sobre Sistemas Dinâmicos com Jacob Palis que foi posteriormente traduzido para o inglês e publicado pela Springer Verlag. Depois foi traduzido para o russo e chinês tendo tido uma grande influência na área. No início dos anos 90 escreveu, juntamente com S. Van Strien um livro bem mais avançado sobre Dinâmica Unidimensional que também foi publicado pela Springer Verlag. Esse livro além de uma exposição bastante completa dos principais resultados de área contem também resultados originais. Finalmente está publicando na Cambridge Universy Press um livro em co-autoria com E. de Faria intitulado “Mathematical Tools for One-Dimensional Dynamics”.
Nos últimos anos tem se interessado por Mecânica Estatística e Teoria Quântica dos Campos. Sobre esse assunto escreveu com E. de Faria a monografia ” Mathematical aspects of quantum field theory” publicação do Colóquio Brasileiro de Matemática de 2007. Ampliando essa monografia publicaram na Cambridge University press um livro com o mesmo título.
Até 2011 Welington orientou 6 ótimos alunos de doutorado. Todos são atualmente professores em boas Universidades, cinco deles tem bolsa de produção científica do CNPq, sendo dois em nível 1 A.

Welington é um velejador razoavelmente fanático. Em 1987 com Steve Smale e Charles Pugh fez um cruzeiro de três meses no veleiro Stardust de 43 pés de Berkeley, Califórnia, às ilhas Marquesas na Polinésia passando pelo Havaí na volta para Berkeley.
Atualmente veleja todos os fins de semana em seu veleiro de 32 pés, Doidu, na bela baía de Angra dos Reis. Continua casado com a mesma Gilza.